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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aprender na e com a natureza: o trabalho de campo como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Learning in and with nature: fieldwork as a support tool for the teaching-learning process
Autor: Padilha, Fernando Ayres 
Primeiro orientador: Oliveira, Esequiel Rodrigues
Primeiro membro da banca: Ribeiro, Andrea da Silva Marques
Segundo membro da banca: Castro, Cleber Marques de
Resumo: De que forma uma cidade pode contribuir com a promoção da educação de seus moradores? Esta foi a pergunta que norteou a presente pesquisa, que teve como objetivo desenvolver material didático voltado para o trabalho de campo em dois parques ecológicos localizados no município de Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. Nossa hipótese foi a de que alguns espaços públicos das cidades podem servir como espaços de aprendizagens, capazes de servir como ponte entre a teoria da sala de aula e a realidade. A motivação para o desenvolvimento deste estudo tem origem na percepção – na prática docente – de que os estudantes têm pouco conhecimento acerca do seu espaço vivido, o que dificulta o reconhecimento e a valorização de seu patrimônio e identidade culturais, além de limitar sua ação cidadã. Além disso, crianças e adolescentes de nossas cidades têm passado cada vez mais tempo em lugares fechados, o que se agravou durante a pandemia de Covid-19. O trabalho de campo é, por definição, um instrumento pedagógico multidisciplinar, foi esta a perspectiva abordada neste trabalho. A pesquisa se sustentou nos conceitos de: Cidadania e Trabalho de Campo. O produto foi desenvolvido com base na “Metodologia do produto/processo educacional”. Os resultados confirmaram a nossa hipótese de que o trabalho de campo é um instrumento pedagógico, o que foi constatado tanto nas respostas dos professores que validaram o produto quanto nas pesquisas acadêmicas que subsidiaram este estudo. O produto educacional desenvolvido em formato de livro paradidático, intitula-se: “Trabalho de Campo na Educação Básica: proposta de roteiros em TERESÓPOLIS/RJ”.
Abstract: How can a city contribute to promoting the education of its residents? This was the question that guided the present research, whose objective was to develop didactic material aimed at fieldwork in two ecological parks located in the municipality of Teresópolis, in the mountain region of Rio de Janeiro. Our hypothesis was that some public spaces in cities can work / function as spaces for learning, capable of serving as a bridge between classroom theory and reality. The motivation for the development of this study comes from the perception - in teaching practice - that students have little knowledge about their living space, which makes it difficult to recognize and value their cultural heritage and identity, as well as limiting their citizen action. In addition, children and adolescents in our cities have been spending more and more time indoors, which has worsened during the Covid-19 pandemic. Fieldwork is, by definition, a multidisciplinary pedagogical instrument, this was the perspective addressed in this work. The research was based on the concepts of: Citizenship and Fieldwork The product was developed based on the “Educational Product/Process Methodology”. The results confirmed our hypothesis that fieldwork is a pedagogical tool, which was verified both in the responses of the teachers who validated the product and in the academic research that supported this study. The educational product developed in a paradidactic book format, is entitled: “Fieldwork in Basic Education: proposed guidelines in TERESÓPOLIS/RJ”).
Palavras-chave: Basic education
Teresópolis
Fieldwork
Formal education
Citizenship
Educação básica
Teresópolis
Trabalho de campo
Educação formal
Cidadania
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: PADILHA, Fernando Ayres. Aprender na e com a natureza: o trabalho de campo como ferramenta de apoio ao processo ensino-aprendizagem. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18778
Data de defesa: 5-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

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