Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18779
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O gênero crônica na construção de leitores competentes e críticos: práticas de leitura em uma escola pública |
Título(s) alternativo(s): | Chronicles as a genre in the development of competent and critical readers: reading practices in a public school |
Autor: | Fonseca, Glauce Vieira ![]() |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Abreu, Katia Nazareth Moura de |
Segundo membro da banca: | Viegas, Ana Cristina Coutinho |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos o percurso e os resultados de uma pesquisa-ação que enfocou uma concepção interativa de leitura (SOLÉ 1998) articulando-a à perspectiva do Letramento Crítico (FREIRE, 1987; JANKS, 2016), com o objetivo de auxiliar os estudantes a se tornarem leitores capazes de acionar estratégias de leitura adequadas durante a interação texto-leitor. Considerando que leitores competentes conseguem “[obter informação pertinente] para os objetivos que guiam sua leitura” (SOLÉ 1998, p. 22), desenvolvemos com a turma 902 do Colégio Estadual Lauro Corrêa, situado em São Gonçalo, um projeto pedagógico que propôs atividades individuais e coletivas, envolvendo, em especial, textos do gênero crônica. Essa pesquisa justificou-se pelo fato de muitos estudantes do segundo segmento do ensino fundamental apresentarem dificuldades de compreensão leitora. Isso acontece porque, embora já tenham passado pelo processo de alfabetização inicial, ainda não decodificam a escrita de forma fluente, além de não dominaram habilidades básicas de leitura. Sendo assim, a dificuldade na leitura e compreensão de texto tornou-se um grave, crescente e contínuo problema educacional e social, já que a leitura, além de permitir a ampliação de conhecimentos, é um meio de emancipação (FREIRE, 2005). Dessa forma, este trabalho buscou contribuir para que os estudantes desenvolvessem a competência leitora e repensassem suas concepções sobre a leitura. Os resultados alcançados indicam que o projeto desenvolvido os motivou a se autoavaliarem como leitores, aprimorando a capacidade de acionar estratégias de leitura adequadas para a compreensão de diferentes gêneros textuais, particularmente do gênero crônica. Observamos que ao longo das atividades propostas os estudantes tiveram a oportunidade de passar de uma “visão ingênua” durante o ato de ler para uma visão crítica, por meio da qual se reconheceram como sujeitos ativos na sociedade onde vivem. |
Abstract: | This paper presents the process and the results of a research that emphazised on an interactive reading concept (Solé, 1998) in combination with the idea of literacy as a critical thinking process (Freire,1987 & Janks, 2016). The purpose is to assist students to become competent readers, who are able to apply adequate reading strategies during text-reader interactions. Considering competent readers can obtain relevant information for goals that lead their reading (Solé, 1998, p. 22), a project was designed for the class 902 at Colegio Estadual Lauro Correa in Sao Gonçalo. The pedagogical project offers both individual and group learning ontinuous especially related to literary chronicles. The research is grounded on the fact that many students in middle school struggle with reading comprehension. This happens, because although the students did go through the initial literacy process they are not capable to decode texts fluently yet and they lack basic reading skills. Therefore, the reading and text ontinuous on difficulty becomes a significant, rising and ontinuous educational and social problem, given that reading, besides enabling people to widen knowledge, is also a mean of emancipation (Freire, 2005). Thus, this project attempeted to contribute for the the students to develop reading proficiency and to re-think their conceptions regarding reading. The results indicate that the pedagogical project motivated the students to self-assess themselves as readers, improving their ability to choose and apply adequate reading strategies to different textual genres, in particular literary chronicles. Thoughout the project the students were able to shift from a “naive” reading attitude to a critical one, assuming the postion of active induviduals in society. |
Palavras-chave: | Leitura Estratégias de leitura Letramentos Crônica Reading Reading Estrategies Literacies Chronicle |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | FONSECA, Glauce Vieira. O gênero crônica na construção de leitores competentes e críticos: práticas de leitura em uma escola pública. 2020. 181 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18779 |
Data de defesa: | 13-Jun-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Glauce Vieira Fonseca - 2020 - Completa.pdf | 3,86 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.