Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18787
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | As crianças do Morro do São João: infância e cultura de pares entre janelas, lajes, ruas e vielas |
Título(s) alternativo(s): | The children of Morro do São João: childhood and peer culture between windows, slabs, streets and alleys |
Autor: | Azevedo, Jéssica Carvalho Miranda de ![]() |
Primeiro orientador: | Gomes , Lisandra Ogg |
Primeiro membro da banca: | Tavares, Maria Tereza Goudard |
Segundo membro da banca: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema crianças e favela. Crianças que são sujeitos sócio-político e estão na e fazem parte de uma cultura e sociedade. Favela do São João, localizada na zona norte do Rio de Janeiro, com crianças de todas as idades e uma cultura com características específicas. A partir desse tema, o principal problema da pesquisa foi revelar, compreender e analisar os significados das ações que as crianças manifestaram, as formas como ocuparam os espaços, lugares e tempos do São João, suas produções, ideias e seus valores na relação cotidiana com seus pares e os adultos. É um tema e um problema que encontram sentido no entrelace das experiências pessoais, acadêmicas e profissionais vivenciadas pela pesquisadora que é moradora do São João. Assim as análises centram-se nos conceitos de cultura, infância, cultura de pares, espaço e lugar, gênero e violência. O objetivo foi investigar o ir e vir, as ações, os gestos e as falas das crianças do São João. Para isso, levando em consideração que a pesquisa foi realizada em período pandêmico a metodologia estruturou-se na observação, sintetizadas por registros em forma de crônicas. As observações ocorreram a partir de um único ponto, de um apartamento situado próximo a lugares característicos dessa favela: campinho, bicão, lajes, becos e vielas. As crônicas foram escritas entre agosto de 2021 e até fevereiro de 2022 após as observações e reflexões dos encontros das crianças nesses espaços e também observações do cotidiano do São João. Com base nessas observações destacaram-se quatro categorias e elencadas nesta ordem: 1) brincadeira e brinquedos, 2) festas, 3) luta e sobrevivência, e 4) questões de gênero. As análises e a produção desse texto acadêmico e literário estão fundamentadas no campo dos estudos da infância e na intersecção com os estudos da criança. Como resultados a pesquisa traz contribuições para compreender a cultura da infância no São João, a participação das crianças na favela e suas formas de resistir às carências e aos problemas que afetam esse lugar. |
Abstract: | That dissertation is about children and favela. Children who are socio-political subjects and are in and do part of a culture and society. Sao Joao Favela, located in the north of Rio de Janeiro, with children of all ages and a culture with characteristics specific. From this theme, the main problem of the search was to reveal, understand, and to analyze meanings of the actions that the children expressed, the ways in which they occupied the spaces, places and times of the São João, their productions, ideas, and values in the relationship everyday life with peers and adults. It's a theme and a problem that find meaning in the confluence of the experiences personal, academic, and professionals experienced by the researcher who is a resident of São João. The focus analyses are the concepts of culture, childhood, peer culture, space and place, gender, and violence. The objective was to investigate the coming and going, the actions, gestures, and speeches of the children of São João. For this the methodology was structured as of observations, synthesized by records in the form of chronicles. The observations were made from a single point, from an apartment situated nearby characteristic places of this favela: campinho, bicão, slabs, alleys, and narrow street. The chronicles were written between August 2021 to February 2022 after the observations and reflections of the children’s meetings in these spaces and also observations of the daily life of the São João. Based on the observations, four categories were highlighted and listeded: 1) play and toys, 2) parties, 3) struggle and survival, and 4) gender. The analysis and production of this academic text and literary are grounded on the Childhood Studies and at the intersection with Children’s Studies. As results the research brings contributions to understand the childhood culture in São João, to participation of the children in the favela, and their ways of resisting the needs and problems that affect this place. |
Palavras-chave: | Crianças Favela Cultura de pares Infância Crônicas Children Shanty town Peer culture Instance Chronicles |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | AZEVEDO, Jéssica Carvalho Miranda de. As crianças do Morro do São João: infância e cultura de pares entre janelas, lajes, ruas e vielas. 2022, 99f. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18787 |
Data de defesa: | 19-Ago-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Jéssica Carvalho Miranda de Azevedo - 2022 - Completa.pdf | 2,81 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons