Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18795
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um app na sala de aula? O Padlet e o desenvolvimento da compreensão de leitura no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): An app in the classroom? Padlet and the development of reading comprehension in elementary school
Autor: Nogueira, Janaina de Andrade 
Primeiro orientador: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Primeiro membro da banca: Costa, Marília Uchoa Cavalcanti Lott de Moraes
Segundo membro da banca: Rodrigues, Andréa
Resumo: A presente pesquisa surge da percepção de dificuldades de compreensão de leitura de alunos de uma turma de 8° ano – Ensino Fundamental – anos finais de uma escola da rede estadual de ensino no município de Niterói. Tais dificuldades prejudicam a qualidade da aprendizagem e interferem no entendimento de textos, de modo geral. Considerando o escopo teórico da Psicolinguística em interface com a Educação sobre leitura, pesquisas de Kato (1986), Kleiman (1989), Smith (2003), sugerem o uso de estratégias cognitivas de leitura para auxiliar o leitor no processo de compreensão de leitura e o objetivo geral dessa pesquisa foi desenvolver um estudo sobre compreensão de leitura a partir dessas estratégias. Para atingir esse objetivo, elaboramos um Caderno pedagógico com atividades cujo enfoque reside no apoio e no favorecimento do uso das estratégias de leitura (KLEIMAN, 2016). A proposta utiliza o aplicativo Padlet, ferramenta digital, como facilitador da realização das atividades, assim como um elemento que pretende incentivar a participação dos alunos em práticas escolares no ambiente virtual. O produto educacional elaborado representa a materialização desse estudo e espera-se que ele possa auxiliar a implantação de novas práticas de sala de aula, assim como apoiar futuros projetos que visem desenvolver as habilidades de leitura dos alunos.
Abstract: This paper was motivated by the observation that a class of 8th-grade students from a state-funded public school in Niterói was having difficulties with reading comprehension. Such difficulties impair the quality of the learning process and interfere with the understanding of texts in general. Research from Kato (1986), Kleiman (1989), and Smith (2003) employ the theoretical framework of Psycholinguistics in interface with Education on reading to suggest the use of cognitive reading strategies to assist the reader in the process of reading comprehension. The general goal of this research was to develop a study on reading comprehension based on these strategies. To accomplish this, a Didactic Notebook was developed, featuring activities that support and favour the use of reading strategies (KLEIMAN, 2016). The proposal utilises Padlet, a digital application, as a facilitator for carrying out the activities, as well as an element that aims at encouraging student participation in school practices in the virtual environment. Such educational product represents the materialization of the research and it is expected that it furthers the implementation of new classroom practices and likewise supports future projects that aspire to develop students’ reading skills.
Palavras-chave: Psicolinguística
Leitura
Compreensão de leitura
Padlet
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: NOGUEIRA, Janaina de Andrade. Um app na sala de aula? O Padlet e o desenvolvimento da compreensão de leitura no ensino fundamental. 2021. 126 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18795
Data de defesa: 24-Mai-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Janaina de Andrade Nogueira - 2021 - Completa.pdf2,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.