Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18796
Tipo do documento: Dissertação
Título: O conto na sala de aula: um espaço para a experiência literária
Título(s) alternativo(s): The short story in the classroom: a space for literary experience
Autor: Pedroso, Jacqueline Damásio 
Primeiro orientador: Pinto, Madalena Simões de Almeida Vaz
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Betânia Almeida
Segundo membro da banca: Oliveira, Maria Fernanda Altivo Pereira de Souza
Resumo: Esta pesquisa-intervenção teve como proposta a leitura de um conjunto de contos com alunos do 8º ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. Como orientação geral, amparou-se na cartografia (PASSOS; BARROS, 2015; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015b; KASTRUP, 2015; POZZANA; KASTRUP, 2015) uma metodologia “reversa” em que os resultados da pesquisa não são preestabelecidos, mas acompanhados durante processos de produção de subjetividade. Quanto à discussão sobre literatura, leitura literária e leitor, o trabalho foi desenvolvido com base nos conceitos-chave de “leitura de acolhimento” (CABRAL; KASTRUP, 2009) e “saber da experiência” (LARROSA, 2002), e das contribuições dos autores Vincent Jouve (2002; 2013), Gérard Langlade (2013), Neide Rezende (2013). Por último, para compreender a sociedade contemporânea, digital e tecnológica, afetada pelo excesso de informação e hiperconectividade, a pesquisa se apoiou nas reflexões da autora Paula Sibilia (2012) apresentadas no livro Redes ou paredes, a escola em tempos de dispersão. Deste modo esperamos ter contribuído para que os alunos (co)participantes desta pesquisa venham a praticar a leitura literária, dispondo-se a uma abertura para a experiência de devir e de encontro com a alteridade.
Abstract: This research-intervention had as proposal the reading of a set of stories with students of the 8th year of elementary school, from Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha. As a general guideline, a “reverse” methodology was based on cartography (PASSOS; BARROS, 2015; PASSOS; KASTRUP; ESCÓSSIA, 2015b; KASTRUP, 2015; POZZANA; KASTRUP, 2015), in which the research results are not pre-established, but followed during processes of production of subjectivity. As for the discussion on literature, literary reading and reader, the work was developed based on the key concepts of “welcoming reading” (CABRAL; KASTRUP, 2009) and “knowledge of experience” (LARROSA, 2002), and the contributions of authors Vincent Jouve (2002; 2013), Gérard Langlade (2013), Neide Rezende (2013). Finally, in order to understand contemporary, digital and technological society, affected by the excess of information and hyperconnectivity, the research was based on the reflections of the author Paula Sibilia (2012) presented in the book Redes ou paredes, the school in times of dispersion. In this way, we hope to have contributed to the students (co)participating in this research to come to practice literary reading, offering themselves an opening to the experience of becoming and meeting with otherness.
Palavras-chave: Leitura literária; produção de subjetividade
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: PEDROSO, Jacqueline Damásio. O conto na sala de aula: um espaço para a experiência literária. 2021. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ , 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18796
Data de defesa: 23-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Jacqueline Damásio Pedroso - 2021 - Completa.pdfDocumento principal1,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.