Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18807
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A inclusão de aprendizes introvertidos em atividades de produção oral no ensino de francês língua adicional |
Título(s) alternativo(s): | The inclusion of introverted learners in oral production activities in the teaching of French as an additional language L'inclusion des apprenants introvertis dans les activités de production orale dans l'enseignement du français langue additionnelle |
Autor: | Souza, Fernanda Conceição Pacobahyba de ![]() |
Primeiro orientador: | Praxedes, Carmem Lucia Pereira |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Stela Maria Sardinha Chagas de |
Segundo membro da banca: | Conforti, Cristine Marie Tedeschi |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo analisar, à luz da Teoria das Inteligências Múltiplas (MIT) de Howard Gardner, em diálogo com a semiótica das culturas em Lotman e a concepção da oralidade em Marcuschi, a forma como as práticas de oralidade em aulas de Francês Língua Adicional (FLA) promove uma produção oral significativa e alcança, ou não, alunos com estilo de aprendizagem introspectivo e/ou personalidade tímida. A coleta de dados foi feita em três etapas: observação de aulas de FLA na Aliança Francesa do Rio de Janeiro em níveis iniciante e intermediário, aplicação de questionários para professores e aprendentes e análise de manuais usados pela mesma instituição. Sob a ótica interacionista e a abordagem acional do ensino, entendendo a produção oral como criação e ação, buscamos responder aos seguintes questionamentos: como tornar a produção oral uma atividade com fim em si? Como considerar elementos individuais dos aprendentes pode ser elemento facilitador de sua expressão oral? Como motivar alunos com estilo introspectivo e/ou personalidade tímida à interação? |
Abstract: | This research aimed to analyze, in the light of Howard Gardner's Theory of Multiple Intelligences (MIT), in dialogue with the semiotics of cultures in Lotman and the conception of orality in Marcuschi, the way in which orality practices in French language classes Additional Language (FLA) promote meaningful oral production and reach, or not, students with an introspective learning style and/or shy personality. Data collection was carried out in three stages: observation of FLA classes at the Aliança Francesa in Rio de Janeiro at beginner and intermediate levels, application of questionnaires to teachers and learners, and analysis of manuals used by the same institution. Under the interactionist perspective and the actional approach to teaching, understanding oral production as creation and action, we seek to answer the following questions: how to make oral production an activity with an end in itself? How can considering individual elements of learners be a facilitating element of their oral expression? How to motivate students with an introspective style and/or shy personality to interact? Cette recherche visait à analyser, à la lumière de la Théorie des Intelligences Multiples (MIT) d'Howard Gardner, en dialogue avec la sémiotique des cultures chez Lotman et la conception de l'oralité chez Marcuschi, la manière dont l'oralité se pratique dans les classes de langue française Langue Étrangère (FLA) favorisent une production orale significative et rejoignent ou non les élèves ayant un style d'apprentissage introspectif et/ou une personnalité timide. La collecte de données a été réalisée en trois étapes : observation des classes FLE à l'Aliança Francesa de Rio de Janeiro aux niveaux débutant et intermédiaire, application de questionnaires aux enseignants et aux apprenants, et analyse des manuels utilisés par la même institution. Dans la perspective interactionniste et l'approche actionnelle de l'enseignement, appréhendant la production orale comme création et action, nous avons cherché à répondre aux questions suivantes : comment faire de la production orale une activité ayant une fin en soi ? En quoi la prise en compte des éléments individuels des apprenants peut-elle être un élément facilitateur de leur expression orale? Comment motiver les étudiants ayant un style introspectif et/ou une personnalité timide à interagir? |
Palavras-chave: | Oralidade Francês MIT Introvertidos Aliança Francesa Língua francesa – Estudo e ensino Oralidade na literatura Inteligências múltiplas Professores de língua – Formação Orality French Introverts Oralité Français Introvertis Alliance Française |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SOUZA, Fernanda Conceição Pacobahyba de. A inclusão de aprendizes introvertidos em atividades de produção oral no ensino de francês língua adicional. 2022. 126 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18807 |
Data de defesa: | 4-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Fernanda Conceição Pacobahyba de Souza - 2022 - Completo.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.