Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18814
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Museu de Arte do Rio no processo de construção de um imaginário da cidade.
Título(s) alternativo(s): The Art Museum of Rio in the constructo provess about the city imaginary.
Autor: Alves, Laura Ludwig 
Primeiro orientador: Quírico, Tamara
Primeiro membro da banca: Martins, Tatiana da Costa
Segundo membro da banca: Campos, Marcelo Gustavo Lima de
Resumo: O presente trabalho busca compreender a fomentação e a difusão dos imaginários em torno da cidade do Rio de Janeiro, tendo como ponto de partida o Museu de Arte do Rio, o MAR, e como objeto de estudo as exposições pertencentes ao mesmo. Essas exposições ocorreram de acordo com a vocação do museu em mostrar a história transversal da cidade e, por apresentarem uma gama bastante diversificada diante dos assuntos abordados, evidenciando quão múltiplos são os imaginários. No entanto, em um primeiro momento, foi necessário retroceder na linha temporal da história com o objetivo de entender o cenário que, talvez, melhor contribuiu para a para a mudança na concepção das questões que ditam uma cidade. As cidades ideais por pregarem pela simetria, harmonia e organização, acabaram influenciando no surgimento das cidades imaginadas e, consequentemente, na produção de obras que buscavam expor os anseios da época. Para essa dissertação, a contribuição das cidades ideias e/ou imaginadas tangem como espelhos para as exposições escolhidas para análise. O imaginário, em sua maioria, é delineado pela memória individual e/ou coletiva, mas quando posto dentro de um espaço delimitado como um museu se faz necessário à presença de um mediador entre o tema escolhido, as obras e o público. Esse papel é designado pelo curador, o qual pode, através de suas escolhas, alterar o modo como uma história é contada. Porém a definição do que é e o que faz um curador é um tanto quanto nova e ainda gira entorno de muitas discussões, para obter maior compreensão desse universo a dissertação se apoiou em três nomes de curadores que em algum momento tiveram seus trabalhos atrelados com a história do MAR: Evandro Salles, Marcelo Campos e Rafael Cardoso. Os objetos de estudo giraram em torno de seis exposições que seguiram pelo desenho conceitual que possui onze pontos cruciais para levantarem a questão central do trabalho: como o MAR contribui para a idealização da cidade carioca? Para isso se torna de suma importância, compreender o que é o MAR, sua localização no panorama cultural da cidade e o modo como a sua coleção foi elaborada com os Núcleos Significativos. A fundamentação teórica partiu de fontes bibliográficas que envolvem historiadores e críticos de arte como, por exemplo, Giulio Carlo Argan e Hal Foster. Além de da análise no discurso promovido pelo próprio Museu de Arte do Rio, visitas em suas exposições, periódicos em abrangessem tema envoltos da pesquisa e entrevistas.
Abstract: The present work sought to understand the fomentation and diffusion of imaginaries around the city of Rio de Janeiro, which has the Museu de Arte do Rio (MAR) and its exhibition as beginning point. These art exhibitions occurred in accordance with the museum’s vocation to show the city’s transversal history and present a very diversified range in relation to the appropriate subjects, evidencing how multiples are the imaginary ones. However, at first moment, it was necessary to go back in the timeline of history in order to make sense of the scenario that, perhaps, best contributed to a changed conception of questions that dictate a city. The ideal cities for preaching symmetry, harmony and organizations, ended up influencing the emergence of imagined cities and, consequently, the production of works that sought to expose the desires of the time. For this dissertation, the contribution of the ideal and/or imagined cities act as mirrors for the characteristics chosen for analysis. The imaginary, for the most part, is delineated by the individual and/or collective memory, but when placed within a delimited space such as a museum, the presence of a mediator between the chosen theme, the works and the public is necessary. This role is assigned by the curator, who can, through their choices, change the way a story has been told. However, the definition of what is a curator is new and still revolves around many discussions. To obtain a more comprehensive universe about this subject, the dissertation was supported by three names of curators who at some point had their work linked to history of MAR: Evandro Salles, Marcelo Campos and Rafael Cardoso. The objects of the study turned around six discoveries that followed the conceptual design that has eleven crucial points to raise the central question of the word: how does MAR contribute to the idealizations of the city of Rio de Janeiro? Therefore, it is extremely important to understand what the MAR is, its locations in the city’s cultural panorama and the wat in which the collection was created with Significant Centers. The theoretical foundations came from bibliographical sources that involve historians and arte professionals, such as Giulio Carlo Argan and Hal Foster. In addition to the analysis of the speech promoted by the Museu de Arte do Rio, visits to its exhibitions, periodicals covering topics involved in research and interviews.
Palavras-chave: Ideal cities
Imaginary
Exhibitions
Museu de Arte do Rio
Cidades ideais
Imaginários
Exposições
Museus - Exposições
Lugares imaginários – Rio de Janeiro (RJ)
Museus de arte - Curadoria
Cidades e vilas na arte
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em História da Arte
Citação: ALVES, Laura Ludwig. O Museu de Arte do Rio no processo de construção de um imaginário da cidade. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em História da Arte) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18814
Data de defesa: 28-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Laura Ludwig Alves - 2022 - Completa.pdf1,73 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.