Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18815
Tipo do documento: Dissertação
Título: Sequências didáticas no ensino do gênero publicitário para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental: argumentação e construção de sentidos
Título(s) alternativo(s): Didactic sequences in teaching the advertising genre for eighth and ninth grade students: argumentaton and constuction of meanings
Autor: Rocha, Bianca Gomes da 
Primeiro orientador: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Primeiro membro da banca: Pereira, Maria Betânia Almeida
Segundo membro da banca: Xavier, Glayci Kelli Reis da Silva
Resumo: Nessa pesquisa, foram elaboradas sequências didáticas com o gênero discursivo propaganda, inspiradas no modelo do círculo de Genebra para alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, a partir dos pressupostos da Línguística Aplicada. A perspectiva téorica adotada fundamenta-se na teoria dos gêneros segundo Mikhail Bakhtin e em teóricos mais contemporâneos como Marcuschi. Para tanto, a argumentação e a construção de sentidos são utilizadas como elementos norteadores para a análise de propagandas de consumo a partir de uma proposta discursiva, pois buscamos trabalhar para além dos elementos estruturais do texto. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar o gênero propaganda de consumo direcionada para adolescentes e jovens, a partir de recursos linguísticos e discursivos empregados com teor argumentativo-persuasivo, a fim de investigar as implicações e os efeitos de sentido nos consumidores em potencial. O trabalho é dividido em dois cadernos: o primeiro contempla a parte teórica da pesquisa e o segundo, as sequências didáticas, com as orientações teóricas ao professor e as atividades a serem desenvolvidas pelos alunos. Adotamos uma proposta de ensino que busca o exercício reflexivo da língua a partir do gênero discursivo propaganda, por meio de sequências didáticas. A análise das propagandas segue o modelo qualitativo-interpretativista e contribui para a construção e aprofundamento do professor pesquisador, uma vez que essa pesquisa tem sua origem na minha inquietude como professora de língua materna e nos desafios encontrados em sala de aula.
Abstract: In this research, didactic sequences were elaborated with the propaganda discursive genre, inspired by the model of the Geneva circle for students from the 8th and 9th grades of elementary school, based on the assumptions of Applied Linguistics. The theoretical perspective adopted is based on the theory of genres according to Mikhail Bakhtin and on more contemporary theorists such as Marcuschi, with argumentation and the construction of meanings as guiding elements for the analysis of consumer advertisements from a discursive proposal. work beyond the structural elements of the text. The general objective of this work is to analyze the genre of consumer advertising aimed at adolescents and young people, from linguistic and discursive resources used with argumentative-persuasive content, in order to investigate the implications and effects of meaning on potential consumers. The work is divided into two notebooks, the first contemplates the theoretical part of the research and the second the didactic sequences, with theoretical orientations for the teacher and the activities to be developed by the students. We adopted a teaching proposal that seeks the reflexive exercise of language from the discursive genre of propaganda, through didactic sequences. The analysis of advertisements follows the qualitative-interpretative model and contributes to the construction and deepening of the researcher teacher, since this research has its origins in my anxiety as a mother tongue teacher and in the challenges encountered in the classroom.
Palavras-chave: Argumentação
Sequência didática
Propaganda
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: ROCHA, Bianca Gomes da. Sequências didáticas no ensino do gênero publicitário para alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental: argumentação e construção de sentidos. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo RJ, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18815
Data de defesa: 27-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Bianca Gomes da Rocha - 2021 - Completa.pdf3,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.