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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18817
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Narrativas e olhares sobre culturas indígenas nas aulas de artes visuais. |
Título(s) alternativo(s): | Narratives and perspectives on indigenous cultures in visual arts classes. |
Autor: | Linhares, Adriana Cardoso ![]() |
Primeiro orientador: | Costa, Ana Valéria de Figueiredo da |
Primeiro membro da banca: | Carneiro, Isabel Almeida |
Segundo membro da banca: | Sardelich, Maria Emilia |
Resumo: | A vigência de um imaginário social que representa o legado artístico indígena de maneira anacrônica, além da persistente estereotipação e invisibilização das manifestações culturais dos povos originários, dentro e fora das instituições básicas de ensino na contemporaneidade, testemunham que, cada vez mais, o debate e a problematização do currículo dessas instituições precisam ser realizados, de modo a possibilitar a construção de uma educação mais justa e pluriétnica. Com base na observação do cotidiano escolar, da cultura visual dos estudantes, investigam-se nesta pesquisa as práticas pedagógicas decoloniais, com o interesse na interculturalidade crítica e discussão das narrativas dominantes. A partir de um processo de ensino/aprendizagem de artes que valoriza a ancestralidade e os conteúdos emanados das manifestações estéticas ameríndias, buscaram-se abordagens significativas para a expansão da compreensão da luta por direitos e existência e pela importância de salvaguardar as culturas dessas populações na atualidade. Em consonância com a efetivação da lei 11645/2008, esta pesquisa apresenta um conjunto de experiências vividas e narradas a partir de uma prática de docência na disciplina de Artes Visuais no ensino fundamental da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro, centrada em práticas artísticas atentas à diversidade cultural e militância dos povos originários brasileiros. |
Abstract: | The validity of a social imaginary that represents the indigenous artistic legacy in an obsolete way, in addition to the persistent stereotyping and invisibility of the cultural manifestations of native peoples, inside and outside elementary education institutions in contemporary times, testify that more and more, the debate and the problematization of the curriculum of these institutions need to be carried out, in order to enable the construction of a more just and multiethnic education. This research investigates decolonial pedagogical practices, with an interest in critical interculturality and discussion of dominant narratives, based on the observation of school daily life and the visual culture of students. From an art teaching/learning process that values ancestry and the contents emanating from Amerindian aesthetic manifestations, significant approaches were sought to expand the understanding of the struggle for rights and existence and for the importance of safeguarding the cultures of these populations today. In line with the implementation of law 11645/2008, this research presents a set of lived and narrated experiences from teaching practice in the discipline of Visual Arts in the elementary school of the municipal education network of Rio de Janeiro, centered on artistic practices attentive to the cultural diversity and militancy of Brazilian native peoples. |
Palavras-chave: | Teaching visual arts Contemporary indigenous cultures and arts Decolonial education Poetic productions Ensino de artes visuais Culturas e artes indígenas contemporâneas Educação decolonial Produções poéticas Arte - Estudo e ensino (Ensino fundamental) - Rio de Janeiro (RJ) Índios - Cultura Prática de ensino – Rio de Janeiro (RJ) Arte indígena – Brasil |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | LINHARES, Adriana Cardoso. Narrativas e olhares sobre culturas indígenas nas aulas de artes visuais. 2022. 160 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18817 |
Data de defesa: | 21-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
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