Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18825
Tipo do documento: Dissertação
Título: Homeschooling no modelo de coletivo parental: a experiência da creche Quintal
Título(s) alternativo(s): Homeschooling in the parenthood mode: the Quintal care experience
Autor: Vasconcellos, Camila Queli Silva de 
Primeiro orientador: Vasconcelos, Maria Celi Chaves
Primeiro membro da banca: Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Segundo membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Resumo: O trabalho tem como tema a educação domiciliar na atualidade, com foco numa experiência de creche parental no período de 2017 a 2021. O objetivo central do estudo é, então, analisar a experiência com a creche parental chamada Quintal como alternativa para a educação de crianças pequenas e as reconfigurações necessárias para a sua continuidade durante a pandemia da covid-19. O problema de pesquisa é, a partir da minha experiência, evidenciar o que é uma creche parental e quais são as potencialidades e dificuldades para a sua existência. Considerando o problema e os objetivos traçados até aqui, foi definida como linha de pesquisa uma abordagem metodológica de pesquisa-ação, visto que a experiência é empírica, com observação, imersão e convívio com o grupo social estudado. O referencial teórico remete aos estudos de Vasconcelos, cujas concepções fundamentam o debate do crescente movimento de educação domiciliar no Brasil. Espera-se com este estudo criar uma orientação de referência para quem realiza ou tem interesse em iniciar uma educação domiciliar com formato de creche parental, a partir de uma experiência registrada e analisada.
Abstract: The work has as its theme home education today, focusing on an experience of parental day care in the period from 2017 to 2021. The main objective of the study is, then, to analyze the experience with the parental day care called Quintal as an alternative for the education of children and the necessary reconfigurations for their continuity during the covid-19 pandemic. The research problem is, from my experience, to show what a parental day care center is and what are the potentialities and difficulties for its existence. Considering the problem and the objectives outlined so far, a methodological approach of action research was defined as a research line, since the experience is empirical, with observation, immersion and interaction with the social group studied. The theoretical framework refers to the studies of Vasconcelos, whose conceptions underlie the debate on the growing homeschooling movement in Brazil. It is hoped with this study to create a reference guideline for those who carry out or are interested in starting a home education with a parental day care format, based on a recorded and analyzed experience.
Palavras-chave: Parental daycare
Home education
Homeschooling
Backyard daycare
Creche parental
Educação domiciliar
Homeschooling
Creche Quintal
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: VASCONCELLOS, Camila Queli Silva de. Homeschooling no modelo de coletivo parental: a experiência da Creche Quintal. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18825
Data de defesa: 20-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Camila Queli Silva de Vasconcellos - 2022 - Completa.pdf14,25 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons