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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18828
Tipo do documento: | Tese |
Título: | “Princesinha do Mar”: múltiplos imaginários juvenis de Copacabana |
Título(s) alternativo(s): | “Princesinha do Mar”: multiple youth social imaginaries of Copacabana. |
Autor: | Porto, Alessandra de Figueredo ![]() |
Primeiro orientador: | Fernandes, Cíntia Sanmartin |
Primeiro coorientador: | Freitas, Ricardo Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Santos, Maria Helena Carmo dos |
Segundo membro da banca: | Castro, Gisela Grangeiro da Silva |
Terceiro membro da banca: | Herschmann, Micael Maiolino |
Resumo: | Esta tese busca compreender múltiplos imaginários juvenis relativos à Copacabana sob a luz da contemporaneidade e da climatologia urbana, no sentido de entender o quão o bairro é capaz de refletir os estilos de vida ligados à “carioquice” ou “carioquidade”. O estudo apresenta análises embasadas em autores como Patrick Legros, Gilbert Durand, Massimo Canevacci, Fabio La Rocca, Bruno Latour, Regina Abreu e Fabiano Gontijo. A abordagem empregada parte da investigação de elementos ligados ao consumo, às socialidades e ao lazer diurno e noturno presentes em Copacabana e procura esmiuçar o olhar diante de algumas práticas e experiências comumente associadas à “carioquice” e à cidade do Rio de Janeiro. Destarte, foi possível traçar uma cartografia de Copacabana, com base etnográfica, ouvindo os atores, seus relatos e suas narrativas, que são a tônica da tese no que diz respeito a desvendar a miríade de imaginários associados à juventude que envolve o bairro no século XXI. Ao longo da pesquisa de campo, em ambas as fases (antes e após o início da pandemia de covid-19), foi utilizada a metodologia qualitativa, contemplando a técnica da observação e também a aplicação de entrevistas individuais, realizadas tanto de modo presencial (in loco) quanto de maneira remota, no sentido de traçar uma cartografia de Copacabana. Assim, o estudo foi elaborado partindo da descrição das redes sociotécnicas, investigando a interconexão dos objetos e dos seus respectivos coletivos para a compreensão do imaginário de Copacabana, tratado aqui como o cimento capaz de estabelecer vínculos, bem como formas sensíveis de vida social. Para tanto, se recorreu ao entendimento do imaginário enquanto bacia semântica, conforme o pensamento durandiano. Visando complementar a análise, foram empreendidos levantamentos em diversas fontes secundárias, com o objetivo de referenciar o corpus da pesquisa, bem como proporcionar a sinergia com os dados oriundos dos depoimentos e falas colhidos nas entrevistas (fontes primárias). Levando em consideração o fato da pandemia de covid-19 ter início durante a elaboração deste trabalho (até a data da sua conclusão), se fez necessário trazer reflexões sobre o contexto pandêmico e os seus impactos na atmosfera urbana da cidade do Rio de Janeiro. Enfatizando Copacabana e seus respectivos espaços de consumo, de lazer e de socialidades, o trabalho também apresenta algumas transformações no que tange a experienciar o bairro a partir do mês de março de 2020, quando ocorreu a transmissão comunitária do coronavírus no Brasil. |
Abstract: | This thesis seeks to understand the multiple juvenile social imaginaries related to Copacabana under the light of contemporaneity and urban climatology, in order to understand how the neighborhood is able to reflect lifestyles linked to “carioquice” or “carioquity”. The study presents analyses based on authors such as Patrick Legros, Gilbert Durand, Massimo Canevacci, Fabio La Rocca, Bruno Latour, Regina Abreu and Fabiano Gontijo. The approach employed has started from the investigation of elements linked to consumption, forms of socialization, and daytime and nighttime leisure in Copacabana, and seeks to scrutinize some practices and experiences commonly associated with “carioquice” and the city of Rio de Janeiro. Thus, it was possible to draw a cartography of Copacabana, with an ethnographic basis, listening to the actors, their accounts and their narratives, which are the keynote of the thesis in terms of unveiling the myriad of social imaginaries associated with youth that surrounds the neighborhood in the 21st century. Throughout the field research, in both phases (before and after the beginning of the covid-19 pandemic), the qualitative methodology was used, contemplating the technique of observation and also the application of individual interviews, conducted both in person (in loco) and remotely, in order to draw a cartography of Copacabana. Thus, the study was developed from the description of socio-technical networks, investigating the interconnection of objects and their respective collectives for the understanding of the imaginary of Copacabana, treated here as the cement capable of establishing links, as well as sensitive forms of social life. To do so, we resorted to the understanding of the imaginary as a semantic basin, according to durandian thought. In order to complement the analysis, surveys were carried out in several secondary sources, with the purpose of referencing the research corpus, as well as providing synergy with the data from the testimonials and statements collected in the interviews (primary sources). Considering the fact that the covid-19 pandemic started during the preparation of this work (up to the date of its conclusion), it was necessary to reflect on the pandemic context and its impacts on the urban atmosphere of the city of Rio de Janeiro. Emphasizing Copacabana and its respective spaces of consumption, leisure and forms of socialization, the thesis also presents some transformations regarding the experience of the neighborhood from the month of March 2020, when the community transmission of the coronavirus occurred in Brazil. |
Palavras-chave: | City Communication Imaginary Copacabana Youth Cidade Comunicação Imaginário Copacabana Juventude |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
Citação: | PORTO, Alessandra de Figueredo. “Princesinha do Mar”: múltiplos imaginários juvenis de Copacabana. 2021. 259f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Endereço da licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18828 |
Data de defesa: | 29-Nov-2021 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese - Alessandra de Figueredo Porto - 2021 - Completa.pdf | 3,52 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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