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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dança na Escola de Educação Infantil da UFRJ: proposta pedagógica e práticas docentes
Título(s) alternativo(s): Dance at the School of Early Childhood Education of UFRJ: pedagogical proposals and teaching practices
Autor: Santos, Erica Cristian Reis dos 
Primeiro orientador: Aquino, Ligia Maria Motta Lima Leão de
Primeiro membro da banca: Gomes, Lisandra Ogg
Segundo membro da banca: Calfa, Maria Ignêz de Souza
Resumo: Essa dissertação investiga o processo pedagógico em dança da Escola de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Reconhecer a dança como conhecimento importante para o desenvolvimento das crianças colabora para repensar a prática pedagógica na educação infantil, além de possibilitar que a dança, como conhecimento da arte, da cultura e da vida contribua na construção de pedagogias infantis anticolonizadoras. O estudo é uma resposta às inquietações ao processo pedagógico com crianças, no que tange, a intencionalidade de educar, de maneira que ação pedagógica aguce o corpo e as possibilidades expressivas das crianças mediante as vivências com dança. A referida pesquisa insere-se em um conjunto de estudos que vem sendo realizado no Grupo de Pesquisa Infância e Saber Docente (GPISD) do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ), que se caracteriza em investigar as instituições de educação infantil universitárias. Os estudos são oriundos de Freire (1987, 1981, 1996), pela discussão sobre educação problematizadora pautada na realidade, na criticidade, diálogo, coletividade e na história, Marques (1999, 2003), referência pelas reflexões sobre a dança como elemento social de auto descoberta e conhecimento, Barbosa (1995), pelos estudos voltados à questão da arte, Sarmento e Pinto (1997), Sarmento (1997, 2002, 2003, 2005), para construção de discurso sobre a infância e a criança, em Lígia Aquino (2005, 2007), pelas colaborações com produção no âmago dos espaços, tempo, das unidades universitárias de educação infantil e pautamos nossa metodologia nos estudos de Minayo (2012), entre outros estudiosos que dialogam com o tema deste estudo. Tendo como pretensão, por meio da interpretação de entrevista, de observação de campo e catalogar as produções de conhecimento. Com as entrevistas realizadas, investigar a prática docente articuladora das experiências e saberes das crianças em vivências de dança, isto é, a ação pedagógica em dança, a qual se constitui como um campo de conhecimento e de experiência necessária para esse lócus da infância, uma vez que, como criação e expressão humana, é um dos processos que se pode levar em consideração o conhecimento da criança e a necessidade do outro, transmitindo o pertencimento de grupo, assim como afirma Vygotsky (1984), é por meio do convívio social que se criam as condições para o aprimoramento do indivíduo e paralelamente se dá o aparecimento da consciência. A pesquisa aponta a dificuldade na formação do educador e o do processo pedagógico, enquanto forma de compreensão e relação das crianças consigo e com o meio, sobretudo no que diz respeito ao domínio da relação intrínseca entre cultura e corpo. Espera-se que, ao ser socializada a futura dissertação possa contribuir para incentivar o debate acerca da necessidade de se oferecer a dança/movimento para a formação de qualidade dos professores que atuam na educação infantil e servirá como fonte de conhecimento sobre dança na educação infantil e no campo das artes.
Abstract: This dissertation investigates the pedagogical process in dance of the School of Infantile Education of the Federal University of Rio de Janeiro. Recognizing dance as an important knowledge for the development of children contributes to rethink pedagogical practice in early childhood education, besides enabling dance, as knowledge of art, culture and life, to contribute to the construction of anticolonizing children's pedagogies. The study is a response to the concerns about the pedagogical process with children, regarding the intentionality of educating, so that pedagogical action aguce the body and the expressive possibilities of the children through the experiences with dance. This research is part of a series of studies carried out in the Research and Childhood Research Group (GPISD) of the Post-Graduation Program of the University of the State of Rio de Janeiro (PROPED/ UERJ), which is characterized in to investigate university education institutions. The studies come from Freire (1987, 1981, 1996), by the discussion about problematizing education based on reality, criticity, dialogue, collectivity and history, Marques (1999, 2003), a reference for reflections on dance as a social element of self-discovery and knowledge, Barbosa (1995), Sarmento and Pinto (1997), Sarmento (1997, 2002, 2003, 2005) for the construction of a discourse on childhood and children in Lígia Aquino (2005, 2007), for collaborations with production at the core of spaces, time, university units of early childhood education and our methodology in Minayo's studies (2012), among other scholars who dialogue with the theme of this study. Having as a pretension, through the interpretation of interview, of field observation and cataloging the productions of knowledge. With the interviews carried out, to investigate the teaching practice articulating the experiences and knowledge of children in dance experiences, that is, the pedagogical action in dance, which constitutes a field of knowledge and experience necessary for this childhood locus, a that, as human creation and expression, it is one of the processes that can take into account the child's knowledge and the need of the other, transmitting group membership, as Vygotsky (1984) states, it is through social the conditions are created for the improvement of the individual, and in parallel the appearance of consciousness. The research points out the difficulty in the formation of the educator and that of the pedagogical process, as a way of understanding and relation of the children with and with the environment, especially with regard to the domain of the intrinsic relation between culture and body. It is hoped that by being socialized the future dissertation can contribute to stimulate the debate about the need to offer the dance/movement for the formation of quality of the teachers who work in the education of children and will serve as a source of knowledge about dance in the education of children and in the field of arts.
Palavras-chave: Kid
Dance
Child education
Criança
Dança
Educação Infantil
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Erica Cristian Reis dos. Dança na Escola de Educação Infantil da UFRJ: proposta pedagógicas e práticas docentes. 2018. 160f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18829
Data de defesa: 20-Dez-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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