Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18836
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Sequências didáticas no ensino do gênero autobiográfico na Educação de Jovens e Adultos: histórias da vida |
Título(s) alternativo(s): | Didactic sequences in the teaching of the autobiographical genre in Youth and Adult Education: life stories |
Autor: | Nascimento, Kamilla da Silva Quirino do |
Primeiro orientador: | Coelho, Victoria Wilson da Costa |
Primeiro membro da banca: | Pinto, Maria Isaura Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Viegas, Ilana da Silva Rebello |
Resumo: | Este trabalho consiste em ações e reflexões com e sobre a escrita autobiográfica no ensino de jovens e adultos (EJA) com base em uma proposta humanizante de educação (FREIRE, 1982). Adota-se uma concepção dialógica da linguagem alicerçada nos estudos de Bakhtin (1997; 2016), compreendendo os postulados do referido autor sobre língua, discurso e gêneros do discurso na perspectiva discursiva. Para a proposição das atividades, o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) serviu de base para o ensino do gênero autobiográfico a partir das seguintes etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Com este trabalho, pretende-se gerar contribuições com o estudo do gênero autobiográfico coadunado com a proposta da perspectiva humanizante para o processo de ensino aprendizado de alunos da EJA, na área de língua portuguesa mais especificamente. |
Abstract: | This work consists of actions and reflections with and about autobiographical writing in the teaching of young people and adults (EJA) based on a humanizing education proposal (FREIRE, 1982). It adopts a dialogic conception of language based on Bakhtin's studies (1997; 2016), comprising the postulates of the aforementioned author about language, discourse and discourse genres in a discursive perspective. For the proposition of activities, the didactic sequence model proposed by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) served as the basis for teaching the autobiographical genre from the following stages: presentation of the situation, initial production, modules and final production. With this work, it is intended to generate contributions with the study of the autobiographical genre combined with the proposal of a humanizing perspective for the teaching-learning process of EJA students, in the portuguese language area more specifically. |
Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Gênero autobiográfico |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | NASCIMENTO, Kamilla da Silva Quirino do. Sequências didáticas no ensino do gênero autobiográfico na Educação de Jovens e Adultos: histórias da vida. 2021. 71 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18836 |
Data de defesa: | 30-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Bianca Gomes da Rocha - 2021 - Completa.pdf | 3,96 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.