Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18838
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Não se avexe não, fale! Uma proposta de atividades sobre a diversidade linguística no espaço escolar |
Título(s) alternativo(s): | Don´t avexe, speak! a proposal for activities on linguistic diversity in the school |
Autor: | Santos, Monique Souza ![]() |
Primeiro orientador: | Rodrigues, Andrea |
Primeiro membro da banca: | Pitthan, Iran Nascimento |
Segundo membro da banca: | Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves |
Resumo: | A presente pesquisa possui uma proposta de atividades que pode ser aplicada em diferentes contextos escolares, com o objetivo de despertar nos alunos a valorização das diferentes raízes linguísticas dos falantes, principalmente as raízes nordestinas em escolas das regiões Sul ou Sudeste do Brasil. O foco da discussão é o preconceito linguístico sofrido por muitos estudantes no contexto escolar ao se expressarem por meio de variedades linguísticas estigmatizadas em determinadas regiões e também em certos espaços sociais, a partir de atividades que proporcionem a reflexão sobre a variação regional presente nos diversos falares. Será, então, trabalhada a relação entre língua, sociedade e ensino. Esta é a realidade motivadora desse projeto. Para tanto, tomamos como aporte teórico principal as propostas da Sociolinguística (BAGNO, 2015; BORTONI-RICARDO, 2018; LUCCHESI, 2019; TARALLO, 2003); da História das Ideias Linguísticas (ORLANDI, 2013; MARIANI, 2016), da Sociologia da Educação (BOURDIEU, 1979), e da educação (SOARES, 1986). |
Abstract: | This research has a proposal for activities that can be applied in school contexts similar to the one we experience with students from 6th to 9th grades of Elementary School II in a municipal public school whose students make use of linguistic varieties capable of making the environment in a peculiar space to be analyzed. This proposal of activities aims to awaken in students the appreciation of their linguistic roots, especially the northeastern roots, focusing on the discussion of combating Linguistic Prejudice, suffered by many students in the school context when they express themselves through linguistic varieties stigmatized by society. from activities that provide reflection on the regional variation present in the various speeches. Then, the relationship between language, society and teaching will be worked out. The teaching of Portuguese at school is almost always limited to the dictatorial act of norms and rules, a fact that intensifies the student's frustration for not seeing himself/herself linguistically represented in the school environment, whether through texts and examples taken almost always from literary classics. This is the motivating reality of this project. Therefore, we take as main theoretical support the proposals of Sociolinguistics: BAGNO (2015), BORTONI-RICARDO (2018), LUCCHESI (2019); TARALLO (2003); of the History of Linguistic Ideas (ORLANDI, 2013), MARIANI (2016) and of the Sociology of Education: (BOURDIEU (1979), and education:SOARES (1986). |
Palavras-chave: | Língua Identidade Nordestinidade Preconceito linguístico Bullying Ensino |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | SANTOS, Monique Souza. Não se avexe não, fale! Uma proposta de atividades sobre a diversidade linguística no espaço escolar. 2020. 91 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18838 |
Data de defesa: | 4-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Monique Souza Santos - 2021 - Completa.pdf | 733,86 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.