Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18843
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação Permanente e pandemia por COVID-19: técnicos de enfermagem como educadores no ambiente hospitalar
Título(s) alternativo(s): Continuing education and learning in the hospital environment: the perspective of nurse technician educators during the pandemic
Autor: Melo, Mônica Silvina França da Silva 
Primeiro orientador: David, Helena Maria Scherlowski Leal
Primeiro membro da banca: Silva, Maria Rocineide Ferreira da
Segundo membro da banca: Neto, Mercedes de Oliveira
Resumo: Objeto de estudo: A educação permanente desenvolvida por Técnicos de Enfermagem no contexto da Pandemia por COVID 19 no Rio de Janeiro.Objetivos: Analisar com base na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde o processo de qualificação profissional emergencial com foco na COVID-19 realizado por Técnicos de Enfermagem em um Hospital Universitário da cidade do Rio de Janeiro; Analisar a qualificação do profissional técnico de enfermagem como educador em um processo de Educação Permanente voltado para o COVID-19;Discutir a relação entre o processo da Educação Permanente e a inserção dos educandos nas rotinas institucionalizadas. Metodologia: pesquisa qualitativa, por meio de um estudo de caso em um Hospital Universitário na cidade do Rio de Janeiro, com foco na percepção e atuação de técnicos de enfermagem diante da pandemia e do processo de Educação Permanente. A coleta de dados ocorreu no período de setembro a outubro de 2021, utilizou-se de formulário para identificação do perfil dos participantes e uma entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas com auxílio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: A análise dos depoimentos resultou em cinco classes de análise: O enfrentamento das dificuldades e desafios durante a realização dos treinamentos; O sentimento de pertencimento ao trabalho e valorização; O trabalho de técnico de enfermagem; Potencialidades, Contribuições e Percepções após a experiência como educador; Educação permanente como dispositivo de valorização e aumento da competência técnica e humana do trabalhador de nível médio. Os resultados mostraram que a divisão técnica é uma realidade na enfermagem. A principal dificuldade encontrada pelos técnicos de enfermagem educadores foi a resistência dos educandos onde na hierarquia ocupa o mesmo lugar. Os resultados revelaram ainda que com o passar do tempo e apoio dos gestores de enfermagem, esta resistência foi vencida e houve uma transformação significativa de um processo de reprodução para produção de novas práticas desenvolvidas pelos educadores. Os resultados evidenciaram que a estratégia contribuiu com o sentimento de pertencimento e valorização de educadores e educandos e também reconhecem a Educação Permanente como dispositivo de valorização e aumento da competência técnica e humana do trabalhador. Conclusão: o profissional técnico de enfermagem tem sido o protagonista do cuidado, mesmo diante das dificuldades impostas pelo COVID 19. Cabe aos gestores de enfermagem realizar estratégias que incluam o profissional de nível médio na tomada de decisão. Esta categoria deve ser inserida nas estratégias de resolução construídas com a ampliação da autonomia e vontade das pessoas envolvidas compartilhando responsabilidades.
Abstract: Study objective: The permanent education developed by Nursing Technicians in the context of the Pandemic by COVID 19 in Rio de Janeiro. Objetivos: Analisar com base na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde o processo de qualificação profissional emergencial com foco na COVID-19 realizado por Técnicos de Enfermagem em um Hospital Universitário da cidade do Rio de Janeiro; Analisar a qualificação do profissional técnico de enfermagem como educador em um processo de Educação Permanente voltado para o COVID-19; Discutir a relação entre o processo da Educação Permanente e a inserção dos educandos nas rotinas institucionalizadas. Methodology: Qualitative research, through a case study in a University Hospital in the city of Rio de Janeiro, focusing on the perception and performance of nursing technicians before the pandemic and the process of Continuing Education. Data collection took place from September to October 2021, using a form to identify the participants' profile and a semi-structured interview. The interviews were audio recorded, transcribed and analyzed with the help of the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Results: The analysis of the statements resulted in five classes of analysis: The facing of difficulties and challenges during training; The feeling of belonging to the work and appreciation; The work as a nursing technician; Potentialities, contributions and perceptions after the experience as an educator; Permanent education as a device to value and increase the technical and human competence of the mid-level worker. The results showed that the technical division is a reality in nursing. The main difficulty encountered by the educating nursing technicians was the resistance of the students, where in the hierarchy they occupy the same place. The results also revealed that over time and with the support of the nursing managers, this resistance was overcome and there was a significant transformation from a process of reproduction to the production of new practices developed by the educators. The results showed that the strategy contributed to the sense of belonging and appreciation of the educators and students, and also recognized the Permanent Education as a device for valuing and increasing the technical and human competence of the worker. Conclusion: the technical nursing professional has been the protagonist of care, even in the face of the difficulties imposed by COVID 19. It is up to nursing managers to carry out strategies that include the mid-level professional in decision making. This category should be inserted in the resolution strategies built with the expansion of autonomy and the will of the people involved, sharing responsibilities.
Palavras-chave: COVID-19
COVID -19
Educação Permanente
Técnicos de Enfermagem
Continuing Education
Nursing Technicians
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: MELO, Mônica Silvina França da Silva. Educação Permanente e pandemia por COVID-19: técnicos de enfermagem como educadores no ambiente hospitalar. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18843
Data de defesa: 23-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Mônica Silvina França da Silva de Melo - 2022 - completa.pdf1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.