Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18857
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A perspectiva de multiletramentos na sequência didática: estratégias com o gênero meme |
Título(s) alternativo(s): | The perspective of multiliteracies in the didactic sequence: strategies with the meme genre |
Autor: | Rochefeller, Andréa Neves Nogueira ![]() |
Primeiro orientador: | Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves |
Primeiro membro da banca: | Abreu, Katia Nazareth Moura de |
Segundo membro da banca: | Silva, Gerson Rodrigues da |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma proposta de ensino e aprendizagem com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, tendo como prática de letramento a leitura e a produção textual de memes – gênero textual digital, produzido a partir da linguagem verbal e/ou não verbal, que viralizou nas redes sociais virtuais por ser marcado pelo humor ou senso crítico. A ênfase deste trabalho se dá na elaboração de um material educacional a partir de um caderno de atividades: ferramenta elaborada para desenvolvimento da sequência didática e aplicabilidade em sala de aula, ao trazer o momento histórico pandêmico vivenciado por todos como objeto também de estudo. É importante destacar que, através do monitoramento da leitura, de atividades que levem à compreensão do texto, será possível identificar no aluno sua eficiência ou não e melhorar a sua aprendizagem através do processo de desenvolvimento da metacognição. Aliar os textos propostos às atividades relacionadas à produção de memes, fará com que os alunos compreendam o sentido e a importância da leitura. Ao contribuir com o desenvolvimento da capacidade de ação e reflexão crítica dos alunos, visto que a proposta da BNCC é trazer para o currículo uma formação humana mais crítica em que as habilidades socioemocionais perpassem de maneira transdisciplinar pelas habilidades cognitivas, os alunos são levados a refletir sobre o seu papel na sociedade, quais os seus anseios e perspectivas. |
Abstract: | This work presents a proposal for teaching and learning with students of the 9th grade of Elementary School, having as a literacy practice the reading and textual production of memes - digital textual genre, produced from verbal and / or non-verbal language, which went viral on virtual social networks for being marked by humor or critical sense. The emphasis of this work is on the elaboration of an educational material based on a didactic sequence notebook with activities, by bringing the pandemic historical moment experienced by all as an object of study. It is important to highlight that, through the monitoring of reading, of activities that lead to the comprehension of the text, it will be possible to identify in the student its efficiency or not and to improve his learning through the process of development of metacognition. Combining the proposed texts with the activities related to the production of memes, will make students understand the meaning and importance of reading. By contributing to the development of students' capacity for action and critical reflection, since the BNCC's proposal is to bring a more critical human education to the curriculum in which socio-emotional skills cross transdisciplinarily through cognitive skills, students are led to reflect about their role in society, what are their desires and perspectives. |
Palavras-chave: | Sequência didática Meme Multiletramento Multimodalidade Metacognição Prática de letramento Didactic sequence Multiliteration Multimodality Metacognition Literacy practice |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | ROCHEFELLER, Andréa Neves Nogueira. A perspectiva de multiletramentos na sequência didática: estratégias com o gênero meme. 2021. 124 f. Dissertação ( Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18857 |
Data de defesa: | 7-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Andréa Neves Nogueira Rochefeller - 2021 - Completa.pdf | Documento principal | 7,28 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.