Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18860
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | "Por que preciso escrever este texto?": uma proposta de estímulo à escrita de narrativas com alunos do 9° ano na escola pública |
Título(s) alternativo(s): | "Why do I need to write this text?": a proposal to stimulate the writing of narratives with 9th grade students in public school |
Autor: | Santos, Homero dos |
Primeiro orientador: | Oliveira, Marcia Lisboa Costa de |
Primeiro membro da banca: | Muniz, Valéria Campos |
Segundo membro da banca: | Pereira, Maria Betânia Almeida |
Terceiro membro da banca: | Abreu, Kátia Nazareth de Moura |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta uma proposta de ensino de língua portuguesa que tem como foco a produção da escrita escolar da turma de 9º ano da escola municipal, situada no Município de Niterói, Rio de Janeiro. A presente pesquisa consiste no desenvolvimento de uma proposta pedagógica voltada para o estímulo à produção de textos a partir da construção de narrativas de contos de fadas e histórias infantis com uma turma de 9º ano. A realização dessa proposta deverá contribuir para que o aluno do 9º ano da escola municipal consiga escrever textos no modo narrativo, compreendendo diferentes gêneros. Assim espera-se que os resultados sirvam para que o aluno adquira essa habilidade e se livre do estigma de que escrever é um dom. Para tanto, serão utilizados os aportes teóricos que comprovem que a escrita pode ser realizada pelo aluno desde que haja estratégia e planejamento, mediados pelo professor que encara a escrita como um processo contínuo. |
Abstract: | This project presents a proposal for teaching the Portuguese language that focuses on the production of school writing for the 9th grade class of the municipal school, located in the Municipality of Niterói, Rio de Janeiro. The present research consists of developing a pedagogical proposal aimed at stimulating the production of texts based on the construction of fairy-tale narratives and children's stories with a 9th grade class. The realization of this proposal should contribute to the 9th grade student of the municipal school being able to write texts in the narrative mode, comprising different genres. Thus, it is hoped that the results will serve for the student to acquire this skill and get rid of the stigma that writing is a gift. To do so, theoretical contributions will be used that prove that writing can be performed by the student as long as there is strategy, planning, mediated by the teacher who sees writing as a continuous process. |
Palavras-chave: | Produção da escrita escolar Textos Narrativa Habilidades |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP |
Citação: | SANTOS, Homero dos. "Por que preciso escrever este texto?": uma proposta de estímulo à escrita de narrativas com alunos do 9° ano na escola pública. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18860 |
Data de defesa: | 18-Mai-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Homero dos Santos - 2021 - Completa.pdf | Documento principal | 4,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.