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Tipo do documento: Dissertação
Título: (In)existência(s) discursiva(s): O crime do cais do Valongo e o currículo.
Título(s) alternativo(s): (In)existencia(s) discursiva(s): O crime do cais do Valongo y el currículo.
Autor: Cruz, Nayara Batista da 
Primeiro orientador: Dealtry, Giovanna Ferreira
Primeiro membro da banca: Oliveira, Leonardo Davino de
Segundo membro da banca: Salgueiro, Maria Amélia Dalvi
Resumo: A sanção das leis 10.639/03 e 11.645/08 modificou a redação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), 9.394/96, trazendo a obrigatoriedade do ensino de Histórias e Culturas Afro-Brasileira, Africanas e Indígenas nas redes públicas e privadas do Ensino Fundamental e Médio. A partir dessa questão e pautado nos elementos: autoria, recepção (leitor e crítica), temática, subjetividade, personagem e o sujeito étnico do discurso, propostos por Cuti (2010) em Literatura negro-brasileira, o estudo analisa a ficção O crime do cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz. Articulada com algumas perguntas propostas por Dalvi (2013) para a seleção de textos literários para a leitura na escola, a análise se desdobra na interlocução entre literatura e as possibilidades para a construção de uma educação antirracista. Para a escolha do corpus, o livro Silêncios prEscritos, de Fernanda R. Miranda (2019) e os dois volumes de Literatura afro-brasileira, sob coordenação de Eduardo de Assis Duarte (2014a; 2014b), foram de fundamental importância. Miranda (2019) mapeia e analisa oito romances de autoria negro-feminina e Duarte (2014) reúne autores afro-brasileiros entre os séculos XVIII e XXI e apresenta propostas didáticas, abrindo caminho para novos estudos, como o que se propõe aqui, já que ambos os estudiosos não fazem menção a Eliana Alves Cruz, dada a sua recente atuação como romancista. Dessa maneira, a narrativa de Cruz (2018) contempla os critérios de ser uma produção romanesca brasileira escrita por mulher negra da contemporaneidade e dialogar com os pontos discutidos por Cuti (2010).
Abstract: La sanción de las leyes 10.639/03 y 11.645/08 modificó la redacción de la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDB), 9.394/96, trayendo la enseñanza obligatoria de Historias y Culturas afrobrasileñas, africanas e Indígenas en redes públicas y privadas de escuelas primarias y secundarias. A partir de esa cuestión y teniendo en cuenta los elementos: autoría, recepción (lector y crítica), temática, subjetividad, personaje y el sujeto étnico del discurso, propuestos por Cuti (2010) en Literatura negro-brasileira, el estudio analiza la ficción O crime do cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz. Articulada con algunas preguntas propuestas por Dalvi (2013) para la selección de textos literarios para la lectura en la escuela, el análisis se desarrolla en el diálogo entre la literatura y las posibilidades para la construcción de una educación antirracista. Para elegir el corpus, el libro Silêncios prEscritos, de Fernanda R. Miranda (2019) y los dos volúmenes de Literatura afrobrasileña, coordinados por Eduardo de Assis Duarte (2014a; 2014b), fueron de fundamental importancia. Miranda (2019) mapea y analiza ocho novelas de mujeres negras y Duarte (2014) reúne a autores afrobrasileños entre los siglos XVIII y XXI y presenta propuestas didácticas, abriendo camino a nuevos estudios, como el propuesto aquí, ya que ambos estudiosos no mencionan Eliana Alves Cruz, dada su reciente actuación como novelista. De esta forma, la narrativa de Cruz (2018) contempla los criterios de ser una producción novelística brasileña escrita por una mujer negra de la contemporaneidad y dialogar con los puntos discutidos por Cuti (2010).
Palavras-chave: Literatura brasileña
Literatura negro-brasileña
Educación antirracista
Literatura brasileira
Literatura negro-brasileira
Educação antirracista
Eliana Alves Cruz
Cruz, Eliana Alves S. (Eliana Alves dos Santos), 1966- - Crítica e interpretação
Cruz, Eliana Alves S. (Eliana Alves dos Santos), 1966-. O crime do cais do Valongo
Literatura brasileira – História e crítica
Escritoras negras - Brasil
Antirracismo - Brasil
Educação – Aspectos sociais – Brasil
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CRUZ, Nayara Batista da. (In)existência(s) discursiva(s): O crime do cais do Valongo e o currículo. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18866
Data de defesa: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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