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Tipo do documento: Dissertação
Título: Coletivo ético e político: uma análise cartográfica interdiscursiva sobre a volta às aulas durante a pandemia de Covid-19.
Título(s) alternativo(s): Colectivo ético y político: un análisis cartográfico interdiscursivo del regreso a clases durante la pandemia de la Covid-19.
Autor: Campos, Bibiana Wist de 
Primeiro orientador: Rocha, Décio Orlando Soares da
Primeiro membro da banca: Daher, Maria del Carmen Fátima González
Segundo membro da banca: Almeida, Fábio Sampaio de
Resumo: Diante dos rearranjos materiais e físico-emocionais que a pandemia de Covid-19 nos impôs, o papel da escola e da educação tem sido redefinido no plano concreto e no plano das ideações. É nesse movimento, também estabelecido como campo de disputas, que responsáveis por estudantes da rede municipal do Rio de Janeiro se viram convocados a se manifestarem e se posicionarem sobre o retorno às aulas presenciais. A partir da teoria metodológica da cartografia (PASSOS; KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009 [2015]); (PASSOS, KASTRUP e TEDESCO, 2014 [2016]) que vem sendo praticada em nosso país, em diálogo com os teóricos Gilles Deleuze, Felix Guattari (1980 [1995]) e Suely Rolnik (2006 [2016]), são feitas análises cartográficas dos discursos (DEUSDARÁ, ROCHA, 2021) do Movimento de Mães, Pais e Responsáveis pela Escola Pública Municipal Carioca - MovEM-Rio. A cartografia se caracteriza por acompanhar processos, propor intervenções e valorizar o envolvimento do pesquisador com a sua pesquisa. O conhecimento é entendido como invenção porque interfere e transforma a realidade. Além disso, a cartografia mapeia os coletivos de forças moventes e investiga as produções de subjetividades. Conceitos como os de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1984 [2008]), que propõe o encontro do texto com a comunidade que o apoia e é apoiada por ele; interdiscurso (PÊCHEUX, 1975; COURTINE e MARANDIN, 1981; MAINGUENEAU, 1987 [1989]; DEUSDARÁ e ROCHA, 2021), com os protocolos de segurança apresentados pela prefeitura e com as notícias de aumento no número de mortes por covid-19; de estereótipo (AMOSSY, 2005 [2016]), nas construções cristalizadas a respeito do trabalho do professor durante a pandemia, dentre outros, serviram como dispositivos para as análises. A questão do retorno às aulas envolve a sociedade como um todo, - mesmo aqueles que não estudam ou não convivem diretamente com estudantes -, por isso a decisão de voltar às aulas presenciais (bem como as políticas necessárias para viabilizar isso) deveria passar pelo âmbito governamental, público e social, e não ser uma responsabilidade individual. A função da escola pública na sociedade também é um ponto de interesse dessa pesquisa e as questões da alimentação dos estudantes e da vacinação da sociedade tiveram destaque nesse percurso. Esta pesquisa buscou narrar e acompanhar os processos de retorno às aulas e analisar possíveis produções de sentido dos discursos dos ativistas do MovEM-Rio e dos que interagiram nas redes sociais do grupo. Assim, também contribui para registro desse momento histórico que vivemos, especialmente no âmbito da educação pública municipal do Rio de Janeiro.
Abstract: Ante los reacomodos materiales y físico-emocionales que nos ha impuesto la pandemia de la Covid-19, el papel de la escuela y la educación se redefinieron a nivel concreto y a nivel de ideaciones. Es en este movimiento, también establecido como campo de disputas, que los responsables de los estudiantes de escuelas de Río de Janeiro fueron llamados a manifestarse y posicionarse sobre el retorno a las clases presenciales. A partir de la teoría metodológica de la cartografía (PASSOS; KASTRUP y ESCÓSSIA, 2009 [2015]); (PASSOS, KASTRUP y TEDESCO, 2014 [2016]) que se ha practicado en nuestro país, en diálogo con los teóricos Gilles Deleuze, Felix Guattari (1980 [1995]) y Suely Rolnik (2006 [2016]), se realizan análisis cartográficos de los discursos (DEUSDARÁ, ROCHA, 2021) del Movimiento de Madres, Padres y Tutores de la Escuela Pública Municipal Carioca - MovEM-Rio. La cartografía se caracteriza por acompañar procesos, proponer intervenciones y valorar la implicación del investigador con su investigación. El conocimiento se entiende como invención porque interfiere y transforma la realidad. Además, la cartografía mapea los colectivos de fuerzas en movimiento e investiga las producciones de las subjetividades. Conceptos como práctica discursiva (MAINGUENEAU, 1984 [2008]), que propone el encuentro del texto con la co-munidad que lo sostiene y es sustentada por él; interdiscurso (PÊCHEUX, 1975; COURTINE y MARANDIN, 1981; MAINGUENEAU, 1987 [1989]; DEUSDARÁ y ROCHA, 2021), con los protocolos de seguridad presentados por el ayuntamiento y con las noticias de un aumento del número de muertes por covid- 19; estereotipos (AMOSSY, 2005 [2016]), en las construcciones cristalizadas sobre el trabajo docente durante la pandemia, entre otros, sirvieron como dispositivos para el análisis. El tema del regreso a clases involucra a la sociedad en su conjunto, -incluso a quienes no estudian o no conviven directamente con los alumnos-, por lo que la decisión de regresar a clases presenciales (así como las políticas necesarias para que esto sea posible) debe pasar por el ámbito gubernamental, público y social, y no ser una responsabilidad individual. El papel de la escuela pública en la sociedad también es un punto de interés en esta investigación y en este camino se destacaron los temas de la alimentación de los alumnos y la vacunación de la sociedad. Esta investigación buscó narrar y acompañar los procesos de regreso a la escuela y analizar posibles producciones de sentido en los discursos de los activistas del MovEM-Rio y de quienes interactuaban en las redes sociales del grupo. Así, también contribuye al registro de este momento histórico que estamos viviendo, especialmente en el ámbito de la educación pública municipal de Río de Janeiro.
Palavras-chave: Análise cartográfica do discurso
Volta às aulas
Coletivo MovEM-Rio
COVID-19
Interdiscursos
Análise do discurso
Educação – Rio de Janeiro (RJ) – Séc. XXI
Associações de pais e professores – Rio de Janeiro (RJ)
COVID-19 (Doença) – Rio de Janeiro (RJ)
Análisis cartográfica del discurso
Vuelta a las classes
Colectivo MoveEM-Rio
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CAMPOS, Bibiana Wist de. Coletivo ético e político: uma análise cartográfica interdiscursiva sobre a volta às aulas durante a pandemia de Covid-19. 2022. 142 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18872
Data de defesa: 29-Nov-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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