Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18880
Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação da resiliência em uma instituição de ensino superior: o caso dos laboratórios de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Resilience assessment in a higher education institution: the case of the research laboratories of the University of the State Rio de Janeiro
Autor: Ladeira, Tuani Souza 
Primeiro orientador: Mattos, Ubirajara Aluízio de Oliveira
Primeiro coorientador: Frankenfeld, Karoline Pinheiro
Primeiro membro da banca: Vieira, Igor Laguna
Segundo membro da banca: Aguiar, David Barreto de
Resumo: A precarização do trabalho nas universidades públicas brasileiras tem se tornado uma questão de crescente preocupação dentre pesquisadores, alunos, servidores e público em geral. Laboratórios de pesquisa e ensino apresentam importância chave no desenvolvimento de tecnologias, conhecimento e ferramentas de enfrentamento de problemas como pandemias mundiais, aquecimento global, crise hídrica, crise energética e outras. Assim, os laboratórios de pesquisa e ensino necessitam de atenção quanto a suas capacidades de se manter funcionando mesmo frente a tantas pressões externas. Esta pesquisa, de abordagem exploratória e metodológica, objetiva medir a resiliência das atividades desenvolvidas nos laboratórios da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio da elaboração e teste de indicadores de resiliência a fim de propor recomendações para o seu aprimoramento. Para tal, o estudo foi elaborado com base em pesquisa bibliográfica e pesquisa survey para captar a percepção dos trabalhadores quanto ao nível de conformidade de cada item avaliado. Como resultado, criou-se uma variedade de indicadores para o cálculo de quatro habilidades de resiliência. Como uma média de todos os respondentes, observou-se 44% de resiliência nos laboratórios para a habilidade de resposta, 51% para a habilidade de monitorar, 37% para a habilidade de aprender e 35% para a habilidade de antecipar. As principais fraquezas encontradas diziam respeito a indicadores de investigação de acidentes, antecipação de riscos e treinamentos em segurança laboratorial.
Abstract: The trend toward precarious employment in Brazil's public universities is a growing concern in the area. Research and teaching laboratories are central to the development of technology and knowledge to address emerging problems such as pandemics, global warming, water crisis, energy crisis, etc. Therefore, these sociotechnical systems need to focus on reliability and risk-based methods to manage their activities. In this paper, a resilience-based approach is proposed to test resilience indicators to measure the resilience potential of laboratories at the University of the State of Rio de Janeiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ). In addition, these results were used to propose recommendations for their improvement. As a result, many indicators were created, which were used to compose the Resilience Analysis Grid (RAG). The average of all respondents showed that laboratories were 44% able to respond, 51% able to monitor, 37% able to learn, and 35% able to anticipate. The greatest weaknesses were found in the indicators of accident investigation, anticipation of risk, and safety training in laboratories.
Palavras-chave: Environmental engineering
Organizational behavior
Work hygiene
Workplace safety
Laboratories
State University of Rio de Janeiro
Engenharia ambiental
Comportamento organizacional
Higiene do trabalho
Segurança do trabalho
Laboratórios
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Área(s) do CNPq: ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::CONTROLE DA POLUICAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Faculdade de Engenharia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental
Citação: LADEIRA, Tuani Souza. Avaliação da resiliência em uma instituição de ensino superior: o caso dos laboratórios de pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 112 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Faculdade de Engenharia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18880
Data de defesa: 21-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Tuani Souza Ladeira - 2022 - Completo.pdf2,54 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.