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Tipo do documento: Dissertação
Título: Florestan Fernandes: a defesa da Escola Pública na Imprensa Periódica
Título(s) alternativo(s): Florestan Fernandes: a defesa da Escola Pública na Imprensa Periódica
Autor: Merino, Luiz Felipe Liebermann 
Primeiro orientador: Leonardi, Paula
Primeiro membro da banca: Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
Segundo membro da banca: Brito, Leonardo Leônidas de
Resumo: Inserida no campo da História da Educação, esta pesquisa discute o momento denominado Campanha em Defesa da Escola Pública, que aconteceu no início dos anos 60 e que teve como finalidade a defesa de valores como o caráter público, gratuito, laico e democrático da educação no Brasil. Florestan Fernandes destacou-se neste processo tornando-se conhecido como um dos principais porta-vozes da Campanha. O objetivo deste trabalho é analisar sua atuação no movimento por meio de publicações na Imprensa Periódica afim de compreender sua posição e vislumbrar as tensões, disputas e conflitos deste momento. A análise da atuação de Florestan por meio de periódicos, no período da Campanha, tem como finalidade mostrar que, além de professor e articulista, ele também se constituiu enquanto um porta voz deste momento, cumprindo a importante tarefa de representar os defensores da mobilização diante da sociedade civil. Desta maneira, a pesquisa também constrói a caracterização de Florestan Fernandes enquanto um intelectual orgânico, a partir da concepção do filósofo italiano Antônio Gramsci. As fontes provêm de dois periódicos, o Estado de São Paulo e a Folha de São Paulo. Além das publicações pelo próprio Florestan, são as análises de outras notícias e artigos sobre ele que também o caracterizam como um dos porta-vozes do debate, indicando a extensão de seu alcance. Por fim, a análise aqui realizada pretende se somar a uma série de trabalhos sobre Florestan Fernandes, contribuindo com a atualização dos mapeamentos existentes sobre ele dentro da Imprensa Periódica e apresentando outros olhares e reflexões acerca do período.
Abstract: Inserted in the field of the History of Education, this research discusses the moment called Campaign in Defense of the Public School, which took place in the early 60’s and aimed at the defense of values such as the public, free, secular and democratic character of education in Brazil. Florestan Fernandes stood out in this process becoming known as one of the main spokesmen of the Campaign. The objective of this work is to analyze its action in the movement through publications in the Periodical Press in order to understand its position and glimpse the tensions, disputes and conflicts of this moment. The analysis of Florestan’s work through journals, in the period of the Campaign, aims to show that, in addition to teaching and writing, he also constituted as a spokesman at that time, fulfilling the important task of representing the advocates of the mobilization before civil society. In this way, the research also builds the characterization of Florestan Fernandes as an organic intellectual, from the conception of the Italian philosopher Antônio Gramsci. The sources come from two periodicals, O Estado de São Paulo and Folha de São Paulo. Besides the publications by Florestan himself, it is the analyses of other news and articles about him that also characterize him as one of the spokesmen of the debate, indicating the extent of its reach. Finally, the analysis carried out here intends to add to a series of works on Florestan Fernandes, contributing to the updating of the existing maps about him within the Periodic Press and presenting other other views and reflections about the period.
Palavras-chave: Florestan Fernandes
Campaign in Defense of the Public School
Periodic Press
Florestan Fernandes
Campanha em Defesa da Escola Pública
Imprensa Periódica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: MERINO, Luiz Felipe Liebermann. Florestan Fernandes: a defesa da Escola Pública na Imprensa Periódica. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18881
Data de defesa: 29-Out-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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