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Tipo do documento: Dissertação
Título: A certificação de estudantes egressos de escolas extintas:o desafio da inspeção escolar do Estado do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): The certification of studants from extinct schools : the challenge of school inspection in the State of Rio de Janeiro.
Autor: Gonzaga, Mario Jorge Ferreira 
Primeiro orientador: Vasconcelos , Maria Celi Chaves
Primeiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Segundo membro da banca: Mocarzel, Marcelo Siqueira Maia Vinagre
Resumo: Por muitos anos a certificação de estudantes egressos de escolas extintas tem sido um grande desafio para a inspeção escolar do Estado do Rio de Janeiro. Este estudo consiste em analisar como ocorre o processo de certificação desses discentes por meio do setor de inspeção escolar na Secretaria de Estado de Educação. Tem o objetivo de apresentar as dificuldades que os estudantes encontram para conseguir seu documento escolar. Para tal, em um plano especifico o trabalho procura definir o que vem a ser uma escola extinta, suas causas e consequências; demostrar o árduo caminho que os estudantes de escolas extintas enfrentam para conseguir seu certificado; e apresentar os diagnósticos e ações da inspeção escolar no enfrentamento desse desafio. A pesquisa é qualitativa, documental e de campo e tem como fontes documentos de arquivos da inspeção escolar, testemunhos e a minha própria experiência de trabalho no setor de escolas extintas em várias esferas na inspeção escolar. Quanto ao referencial teórico, o estudo dialoga com, Bloch (2001), Marx (2013), Foucault (2014) e Romanelli (2014). Tratam-se de obras clássicas trazidas a essa pesquisa porque sinalizam aspectos da historicidade, da autoridade e do poder concedidos e reconhecidos na figura do Professor Inspetor Escolar , a história da educação, das instituições e ao meio social. Ao final, conclui-se que a trajetória para conseguir um documento de escola extinta no Estado do Rio de Janeiro é complexa, fazendo com que indivíduos levem anos para conquistar sua certificação. De acordo com os resultados da análise da pesquisa e da experiência profissional do pesquisador, verifcou-se a necessidade de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, a inspeção escolar e as escolas para o sucesso do processo de certificação de estudantes egressos de escolas extintas.
Abstract: For many years, the certification of students from extinct schools has been a major challenge for school inspection in the State of Rio de Janeiro. This study consists of analyzing how the certification process of these students occurs through the school inspection sector at the State Education Department. It aims to present the difficulties that students encounter to obtain their school document. For this, in a specific plan, the work seeks to define what an extinct school is, its causes and consequences; demonstrate the arduous path that students from extinct schools face to obtain their certificate; and to present the diagnoses and actions of the school inspection in facing this challenge. The research is qualitative, documentary and field based and has as sources documents from school inspection archives, testimonies and my own work experience in the sector of extinct schools in various spheres of school inspection. As for the theoretical framework, the study dialogues with Bloch (2001), Marx (2013), Foucault (2014) and Romanelli (2014). These are classic works brought to this research because they signal aspects of historicity, authority and power granted and recognized in the figure of the School Inspector Professor, the history of education, institutions and the social environment. In the end, it is concluded that the trajectory to obtain a document from an extinct school in the State of Rio de Janeiro is complex, causing individuals to take years to obtain their certification According to the results of the research analysis and the researcher's professional experience, there was a need for joint work between State Department of Education of the State of Rio de Janeiro, the school inspection and schools for the success of the certification process of students from extinct schools.
Palavras-chave: Extinct school
Certification
School inspection
School inspector teacher
Students
Escola extinta
Certificação
Inspeção escolar
Professor inspetor escolar
Estudantes
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: GONZAGA, Mario Jorge Ferreira. A certificação de estudantes egressos de escolas extintas: o desafio da inspeção escolar do Estado do Rio de Janeiro. 2022. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18883
Data de defesa: 1-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação

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