Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18893
Tipo do documento: Dissertação
Título: A leitura de contos e minicontos no 8º ano do ensino fundamental: uma experiência de leitura dialógica
Título(s) alternativo(s): Reading short stories and mini tales in the 8th grade of elementary school: a dialogical experience
Autor: Souza, Maristela Rosa de 
Primeiro orientador: Pinto, Madalena Simões de Almeida Vaz
Primeiro membro da banca: Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
Segundo membro da banca: Dias, Ana Crélia Penha
Resumo: O presente trabalho se originou de uma inquietação com o modo como a Literatura vem sendo conduzida nas aulas de Língua Portuguesa, não apenas no Ensino Fundamental como também no Ensino Médio. Prova maior desse desvio é a utilização do texto literário como pretexto para estudos gramaticais, ignorando-se o seu valor artístico e, como consequência, não espaço para que o aluno frua o texto e tenha a experiência da leitura literária. Sendo assim, este trabalho tem como proposta de intervenção a elaboração de práticas e estratégias que despertassem nos alunos do 8º ano do Colégio Estadual Dôrval Ferreira da Cunha o interesse pela leitura literária, especificamente contos e minicontos, estimulando seu amadurecimento como leitores, expandindo os sentidos dessa experiência leitora para a própria vida, em diálogo com o outro. Como fundamentação teórica o trabalho se apoiou, principalmente, nos conceitos sobre leitura e leitor propostos por Bajour (2012), Jouve (2002; 2012), Larrosa (2019), além do conceito de cartografia apresentado por Passos, Kastrup e Escóssia (2009), metodologia norteadora da pesquisa-intervenção.
Abstract: The present work originated from a concern with the way Literature has been conducted in Portuguese Language classes, not only in Elementary School but also in High School. The greatest evidence of the deviation is the use of the literary text as an excuse for grammatical studies, ignoring its artistic value and, as a consequence, not enough space for the student to enjoy the text and have the experience of literary reading. Therefore, this work proposes an elaboration of practices and strategies that would awaken in the 8th year students of the Dôrval Ferreira da Cunha State School the interest in literary reading, specifically short stories and mini tales, stimulating their maturity as readers, expanding the senses of this reading experience for one's own life, in dialogue with the other. As a theoretical foundation, the work was based mainly on the concepts of reading and reader proposed by Bajour (2012), Jouve (2002; 2012), Larrosa (2019), in addition to the concept of Cartography presented by Passos, Kastrup and Escóssia (2009), guiding methodology of research-intervention.
Palavras-chave: Leitura literária; subjetividade; experiência; diálogo
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: Souza, Maristela Rosa de. A leitura de contos e minicontos no 8º ano do ensino fundamental: uma experiência de leitura dialógica. 2021. 101f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18893
Data de defesa: 9-Jun-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Maristela Rosa de Souza - 2021 - Completa.pdfDocumento principal1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.