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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18900
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Espinosa e a formação humana |
Título(s) alternativo(s): | Espinosa and the Human Formation |
Autor: | Oliveira, Marcio Francisco Teixeira de ![]() |
Primeiro orientador: | Gleizer, Marcos André |
Primeiro membro da banca: | Rezende, Cristiano Novaes de |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Fernando Bonadia de |
Terceiro membro da banca: | Valle, Lílian de Aragão Bastos do |
Quarto membro da banca: | Pinheiro, Ulysses |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos de reflexão sobre o processo de formação humana a partir da filosofia de Espinosa. A obra de Espinosa pode ser compreendida como um trabalho de investigação que procura entender o que é o ser humano e o que pode colaborar para que sua vida seja mais potente, apesar dos riscos e dissabores que são necessariamente experimentados ao longo da sua existência. Segundo Espinosa, os seres finitos não podem ter uma potência absoluta, então sua vida é experimentada como aumento ou diminuição da potência de agir. O filósofo articula esta perspectiva ontológica aos aspectos cognitivo, afetivo e social. A tese está estruturada em três capítulos. O primeiro trata da força dos gêneros de conhecimento para o alcance de uma vida mais potente, ao dissertar sobre as contribuições e perigos da imaginação e sobre a importância do conhecimento adequado (razão e intuição). O tema da afetividade é objeto de discussão do segundo capítulo, afinal, o processo de formação humana não pode ser lido apenas como uma alteração intelectual, mas corresponde – no melhor dos casos – ao gozo de uma vida afetiva mais feliz. Esse capítulo aborda a importância da múltipla afetação para lidar com os riscos da fixação na imaginação singular. O terceiro capítulo discute a relevância da dimensão sociopolítica para a formação humana, argumentando que as práticas de formação que conduzem à autonomia devem estar abertas à experiência democrática, porque a democracia não disfarça o conflito, mas o admite como matéria-prima para a negociação de alianças e resistências que melhor contribuam para o pleno desenvolvimento da potência individual e coletiva. |
Abstract: | This work aims to provide some elements for the reflection concerning the process of human formation based on Spinoza's philosophy. Spinoza's work can be comprehended as an investigation that seeks to understand what is the human being and what can contribute to render his life more powerful, despite the risks and bitterness that are necessarily experienced throughout his existence. According to Spinoza, finite beings cannot have an absolute power, so their life is experienced as an increase or a decrease of their power of acting. The philosopher articulates this ontological perspective with cognitive, affective and social aspects. The thesis is structured in three chapters. The first deals with the power of the kinds of knowledge to promote a more powerful life, by discussing the contributions and dangers of imagination and the importance of adequate knowledge (reason and intuition). The theme of affectivity is the subject of discussion in the second chapter. After all, the process of human formation cannot be read only as an intellectual transformation, but corresponds – in the best case – to the enjoyment of a happier affective life. That chapter deals with the importance of multiple affection as a means to deal with the risks of fixation in singular imagination. The third chapter discusses the relevance of the sociopolitical dimension for human formation, arguing that the practices of formation that lead to autonomy must be open to the democratic experience, since democracy does not disguise conflict, but admits it as raw material for the negotiation of alliances and resistances that best contribute for the full development of individual and collective power. |
Palavras-chave: | Spinoza Human formation Knowledge Affectivity Society Espinosa Formação Humana Conhecimento Afetividade Sociedade |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | OLIVEIRA, Marcio Francisco Teixeira de. Espinosa e a formação humana. 2022. 147 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18900 |
Data de defesa: | 11-Nov-2022 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Filosofia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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