Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18903
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Salgueiro faz o diabo a quatro na Sapucaí: confluências entre Dante, Doré, Renato Lage e Márcia Lage nas representações da imagem demoníaca em A divina comédia do Carnaval. |
Título(s) alternativo(s): | Salgueiro plays the devil in four in Sapucaí: confluences between Dante, Doré, Renato Lage and Márcia Lage in the representations of the demonic image in The divine comedy of Carnival. |
Autor: | Silva, Rafael Menezes da |
Primeiro orientador: | Ferreira, Luiz Felipe |
Primeiro membro da banca: | Félix, Idemburgo Pereira Frazão |
Segundo membro da banca: | Frade, Isabela Nascimento |
Resumo: | Por meio das referências visuais que compõem as figuras do diabo no desfile da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro em 2017, com o enredo A Divina Comédia do Carnaval, este estudo busca expressar as camadas de interpretação da figura demoníaca por parte do escritor italiano Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, do artista francês Gustave Doré, principal ilustrador desta obra literária, e dos carnavalescos Renato Lage e Márcia Lage, artistas responsáveis pela criação do desfile. A partir das dinâmicas da cultura popular, destacamos as transformações ocorridas na figura do diabo com base na perspectiva destes artistas buscando compreender de que forma esta gama de influências se condensou na visualidade carnavalesca do desfile. |
Abstract: | Through the visual references that make up the devil's figures in the 2017 Acadêmicos do Salgueiro samba school parade, which presented the plot The Divine Comedy of Carnival, this study focus on the layers of interpretation of the demonic figure by the italian writer Dante Alighieri, author of the Divine Comedy, by the french artist Gustave Doré, main illustrator of this literary work, and the carnival creators Renato Lage and Márcia Lage, responsible for creating the parade. Based on the dynamics of popular culture, we outline the transformations that took place in the figure of the devil based on the perspective of these artists and the range of influences condensed in the carnivalesque visuality of the respective parade. |
Palavras-chave: | Diabo Carnaval Dante Alighieri Visualidade Carnaval – Rio de Janeiro – Séc. XXI Demônio Cultura popular Dante Alighieri, 1265-1321. Divina comédia Doré, Gustave, 1832-1883 Carnavalescos |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citação: | SILVA, Rafael Menezes. Salgueiro faz o diabo a quatro na Sapucaí: confluências entre Dante, Doré, Renato Lage e Márcia Lage nas representações da imagem demoníaca em A divina comédia do Carnaval. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18903 |
Data de defesa: | 1-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação - Rafael Menezes da Silva - 2022 - Completo.pdf | 6,78 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.