Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18906
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Língua inglesa para fins específicos no curso de graduação em Ciências Náuticas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante Brasileira – CIAGA/EFOMM – CFOMM: uma proposta de análise de necessidades.
Título(s) alternativo(s): The teaching of English for specific purposes in the undergraduate course in Nautical Sciences at the Brazilian Merchant Marine Officers' Training Academy- CIAGA/EFOMM-CFOMM: a needs analysis proposal.
Autor: Martins, Marcelo Pereira 
Primeiro orientador: Valente, Marcela Iochem
Primeiro membro da banca: Cardoso, Janaína da Silva
Segundo membro da banca: Ribeiro, Elza Maria Duarte Alvarenga de Mello
Resumo: O presente trabalho busca investigar o ensino de inglês no curso de graduação em Ciências Náuticas, da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha – EFOMM - CIAGA, localizado na cidade do Rio de Janeiro, a partir de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo. Partimos do ensino de Línguas para Fins Específicos (LinFE), segundo Hutchinson; Waters (1987), Dudley-Evans; Saint John (1998), Robinson (1991), Anthony (1997), Paltridge; Starfield (2013), Strevens (1988), Basturkmen (2010), Vian Jr. (2009), Silva (2018), Celani (2009) e Valente (2021). O objetivo do presente trabalho é realizar uma detalhada análise das necessidades com foco no quinto e no sexto períodos do Curso de Formação dos Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante Brasileira – CFOMM - MMB nas disciplinas Inglês Técnico de Máquinas I – ING5M e Inglês Técnico de Máquinas II – ING6M, para que se possa, em primeiro lugar, responder à seguinte pergunta de pesquisa: como desenvolver ferramentas de análise de necessidades específicas para que se possa melhor compreender o contexto de trabalho em questão de modo que seja possível dar conta das necessidades, desejos e lacunas dos alunos do Bacharelado em Ciências Náuticas com Ênfase em Máquinas Marítimas da EFOMM do Rio de Janeiro, no que tange o ensino de língua inglesa? Da primeira, consequentemente, desdobra-se uma outra: Como incrementar a discussão sobre a formação dos professores de Línguas para Fins Específicos (LinFE), apresentando uma contribuição significativa para as suas práticas em ambientes profissionais específicos, de caráter essencialmente tecnológicos e fortemente regulamentados? Assim, esperamos que a pesquisa possa também gerar encaminhamentos em termos de prática de sala de aula, possíveis materiais didáticos e os conteúdos a serem trabalhados por professores de inglês nesse contexto tão específico. Sendo assim, foi necessário levar em conta a perspectiva curricular da EFOMM, conhecer as experiências, os relatos, a formação e a posição institucional dos professores de inglês e dos docentes de áreas técnicas que também lidam com o inglês em suas aulas. Procurou-se também identificar lacunas, necessidades e desejos (HUTCHINSON; WATERS, 1987) dos alunos naquele contexto profissional específico. A presente pesquisa utiliza como instrumentos de geração de dados análise documental, aplicação de questionário de compreensão de necessidades, entrevistas aplicadas aos alunos, professores de inglês e docentes especialistas da área de Engenharia, que trabalham na instituição, entre outros. Buscamos contribuir para a capacitação de professores de LinFE que atuam no contexto em questão, bem como com a modernização do curso, de forma a melhor atender às necessidades dos futuros Oficiais de Máquinas da Marinha Mercante Brasileira para o mercado de trabalho, mediante uma formação mais focada, consciente e eficiente, no que diz respeito ao ensino da Língua Inglesa.
Abstract: This paper aims to investigate the teaching of English in the Nautical Sciences Undergraduate Course of the Merchant Marine Training School located at the Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, in Rio de Janeiro (EFOMM - CIAGA), departing from an action-research of qualitative nature. Based on the teaching of English for Specific Purposes (ESP), according to Hutchinson; Waters (1987), Dudley-Evans; Saint John (1998), Robinson (1991), Anthony (1997), Paltridge; Starfield (2013), Strevens (1988), Basturkmen (2010), Vian Jr. (2009), Silva (2018), Celani (2009) and Valente (2021), the aim of the present research is to carry out a detailed needs analysis with focus on the students of the fifth and sixth terms of the Marine Engineering Training Course from the Brazilian Merchant Marine (CFOMM - MMB), who take the subjects English for Marine Engineers I (ING5M) and English for Marine Engineers II (ING6M), in order to, at first, answer the following research question: How to develop specific needs analysis tools to better understand the work context in question so that it is possible to account for the language needs, wants, and lacks of the students of the Nautical Sciences Undergraduate Course of the Merchant Marine Training School located at the Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, in Rio de Janeiro (EFOMM - CIAGA) with Emphasis on Marine Engineering at EFOMM in Rio de Janeiro regarding the teaching of English? From the first one, consequently, another one unfolds: How can we increase the discussion about the formation of Language for Specific Purposes (LinFE) teachers by presenting a significant contribution to their practices in specific professional environments that are essentially technological and strongly regulated? Thus, we hope that this research may also generate. This research may serve as basis for directions in terms of classroom practice, teaching materials, and the content to be worked on by English teachers in this very specific context. Therefore, it was necessary to consider the curricular perspective of EFOMM; to know experiences, reports, academic background and institutional position of English professors and professors of technical areas who also deal with English in their classes. This research also tried to identify the lacks, needs, and wants (HUTCHINSON; WATERS, 1987) of the students in that specific professional context. The present research uses as instruments of data generation: document analysis, application of a questionnaire of needs analysis, and interviews to be applied to students, English teachers and specialist teachers of the engineering area who work in the institution, among others. We intend to contribute to the training of ESP teachers who work in this very specific context, as well as to the modernization of the course in order to better meet the needs of the future Brazilian Merchant Marine Engineer Officers for the job market, through a more focused, conscious and efficient training regarding the teaching of the English language.
Palavras-chave: Offshore industry
Merchant Marine
ESP
Technology
Indústria offshore
Marinha Mercante
LinFE
Tecnologia
Língua inglesa – Estudo e ensino
Professores de inglês - Formação
Pesquisa-ação em educação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: MARTINS, Marcelo Pereira. O ensino de Língua inglesa para fins específicos no curso de graduação em Ciências Náuticas da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante Brasileira – CIAGA/EFOMM – CFOMM: uma proposta de análise de necessidades. 2022. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Embargado
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18906
Data de defesa: 25-Out-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.