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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18910
Tipo do documento: | Tese |
Título: | Mobilização social e reformas do Estado: alternativas políticas e educação na América Latina contemporânea |
Título(s) alternativo(s): | Social mobilization and State reforms: political alternatives and education in Latin America. |
Autor: | Stubrin, Florencia ![]() |
Primeiro orientador: | Domingues, José Maurício |
Primeiro membro da banca: | Bringel, Breno |
Segundo membro da banca: | Lázaro, André Luiz de Figueiredo |
Terceiro membro da banca: | Silva, Fabrício Pereira da |
Quarto membro da banca: | Ferreira, Eliza Bartolozzi |
Resumo: | A investigação aqui apresentada pretende refletir teoricamente em torno de um conjunto de questões que importam aos processos de mobilização social e reforma do Estado na América Latina, particularmente no que se refere aos vínculos entre os atores coletivos do campo popular e o Estado, procurando contribuir para a identificação e a elucidação das principais tensões e dilemas teóricos e práticos inscritos nas suas dinâmicas. Busca esclarecer também as tensões, os problemas e limites, bem como as potencialidades transformadoras que rodeiam as tentativas e processos de reforma do Estado, no contexto das novas administrações governamentais da região, enxergando especificamente o papel que os atores sociais cumprem. Analisará o modo em que se articulam (ou não) a participação popular e os processos de mudança nas instituições e políticas estatais a partir do estudo e análise de processos de reforma do Estado no campo das políticas públicas de educação, considerados por diversos motivos paradigmáticos e úteis ao desenvolvimento das mencionadas reflexões: a participação da sociedade civil nas políticas educacionais no Brasil durante os dois mandatos do Governo Lula (2003-2006 e 2007-2010); as experiências da educação bolivariana e a construção de estruturas paralelas durante os governos Chávez, na Venezuela (1999-2001, 2001-2007 e 2007-2013). |
Abstract: | This research aims to introduce a reflection on some of the main issues concerning social mobilization processes and political reforms in Latin America, specially regarding to the relations among social movements and the State, identifying and underlining the theory and practical tensions and challenges involved. It intends to point out the conflicts, limits and potentials of the current “progressive governmental experiences” in the region, focusing to the roles of social actors. It analyses the ways popular participation influences (or not) reform processes by studying educational policies in two particular conjunctures considered as paradigmatic: social participation and educational policies in Brazil during Lula’s administrations (2003-2006 e 2007-2010); Bolivarian education experiences and the construction of parallel structures during Chávez governments in Venezuela (1999-2001, 2001-2007 e 2007-2013). |
Palavras-chave: | Educational reforms Social movements Public policies Latin America Reformas educacionais Movimentos sociais Políticas públicas América Latina |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Citação: | STUBRIN, Florencia. Mobilização social e reformas do Estado: alternativas políticas e educação na América Latina contemporânea. 2014. 197 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Instituto de Estudos Sociais e Políticos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18910 |
Data de defesa: | 14-Nov-2014 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Sociologia |
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