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Tipo do documento: Dissertação
Título: Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa
Título(s) alternativo(s): Narrativas africanas y afrobrasileñas en portugués para la educación primaria: África nos cruza
Autor: Martins, Ivana Souza da Silva 
Primeiro orientador: Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
Primeiro membro da banca: Considera, Anabelle Loivos
Segundo membro da banca: Pereira, Maria Betânia Almeida
Resumo: O conceito de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor, através de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018), permeia esta Dissertação Tendo em vista essa premissa, e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), promove as Literaturas africanas e Afro-brasileiras, numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996). O objetivo é que nosso público leitor, estudantes de escolas públicas concluintes do Ensino Fundamental, professores e pesquisadores adotem uma atitude de encantamento e reflexão (BAKHTIN, 2011) na interlocução com o texto. Elegemos, como percurso didático para alcançar o objetivo proposto o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptada ao nosso propósito. Consideramos que as práticas de Multiletramentos críticos (JESUS, D. M.; CARBONIERI, D, 2016), como o diálogo entre outras Artes, contribuem para uma transformação social e política, que é a educação antirracista no Brasil vigente, que compõe a meta que nos motiva a prosseguir.
Abstract: El concepto de lectura como espacio de construcción de sentido, en el que autor-texto-lector interactúan a través de estrategias discursivas (KOCH, 2002, 2018), impregna esta Disertación en vista de esta premisa, y con el objetivo de contemplar la naturaleza humanizadora de la literatura. (CANDIDO, 2017), promueve la literatura africana y afrobrasileña, en una propuesta liberadora y dialógica (FREIRE, 1986; 1996). El objetivo es que nuestros lectores, alumnos de escuelas públicas que completan la primaria, profesores e investigadores adopten una actitud de encanto y reflexión (BAKHTIN, 2011) en el diálogo con el texto. Elegimos, como camino didáctico para lograr el objetivo propuesto, el modelo didáctico de secuencia desarrollado por los investigadores Dolz, Schneuwly y Noverraz (2004, p.81), adaptado a nuestro propósito. Creemos que las prácticas críticas de la Multialfabetización (JESÚS, DM; CARBONIERI, D, 2016), como el diálogo entre otras artes, contribuyen a una transformación social y política, que es la educación antirracista en el Brasil actual, que constituye el objetivo que nos motiva a seguir adelante.
Palavras-chave: Literatura africana; literatura Afro-brasileira; Ensino Fundamental; Angola; África
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: Martins, Ivana Souza da Silva. Narrativas africanas e afro-brasileiras em Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental: A África nos atravessa. 2021.118f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18912
Data de defesa: 14-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

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