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Tipo do documento: Dissertação
Título: O jornal impresso como recurso de aprendizagem de leitura e escrita nas aulas de língua
Título(s) alternativo(s): The printed newspaper as a learning resource for reading and writing in portuguese language classes
Autor: Silva, Paulo Roberto da
Primeiro orientador: Pereira, Maria Betânia Almeida
Primeiro membro da banca: Ramos, Danielle Cristina Mendes Pereira
Segundo membro da banca: Pinto, Maria Isaura Rodrigues
Terceiro membro da banca: Baião, Rosaura de Barros
Resumo: Este trabalho objetiva apresentar o jornal como instrumento pedagógico, visando o aprendizado da leitura e da escrita nas aulas de língua portuguesa. Foi evidenciado nessa pesquisa que o jornal impresso, um dos mais influentes veículos de comunicação social, de fácil acesso, linguagem atraente e conteúdo interdisciplinar, permite apropriar-se da língua portuguesa de forma viva e atual. Este recurso de aprendizagem, por apresentar linguagens e gêneros diversos e uma multiplicidade de conteúdos que podem contemplar o currículo escolar, constitui-se em importante proposta didática, podendo ser trabalhado de forma interdisciplinar. A proposta pedagógica com o suporte jornal não pretende substituir o livro didático, mas apoiá-lo, ampliando os aspectos da atualidade, de maneira a veicular o cotidiano escolar ao cotidiano social. Sendo a linguagem jornalística propícia para o trabalho de ensino de leitura e de escrita, facilitaria e ampliaria as formas de expressão do aluno, não só pelas palavras, mas pelo variado conteúdo refletido pela abordagem do cotidiano sociocultural, das ciências, da política, da economia, do lazer, etc., contemplando a ”leitura de mundo” de que nos fala Paulo Freire. Como forma de implementar o trabalho didático proposto pelo uso do jornal em sala de aula, a dissertação apresenta uma intervenção didática com estratégia de sequência didática, propondo atividades de produção de escrita a partir dos gêneros textuais presentes no suporte jornal. A metodologia de pesquisa-ação e o referencial teórico embasaram-se nos seguintes autores e suas abordagens: Joana Cavalcanti (1998) Maria Alice Faria (2009), em a linguagens jornalísticas no ensino; M. Bakhtin (2011), L.A. Marcuschi (2008,2011) em concepções da linguagem, Michèle Petit (2009), Irandé Antunes ((2009) em conceitos de leitura e escrita; Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004) na elaboração da sequência didática, com trabalho sobre gêneros textuais.
Abstract: This paper aims to present the newspaper as a pedagogical tool, aiming at learning reading and writing in Portuguese language classes. It was evidenced in this research that the printed newspaper, one of the most influential vehicles of social communication, with easy access, attractive language and interdisciplinary content, allows appropriating the Portuguese language in a lively and current way. This learning resource, for presenting diverse languages and genres and a multiplicity of contents that can contemplate the school curriculum, constitutes an important didactic proposal and can be worked on in an interdisciplinary way. The pedagogical proposal with the newspaper support does not intend to replace the textbook, but to support it, expanding the aspects of the present, in order to convey the school daily to the social daily. Being the journalistic language conducive to the work of teaching reading and writing, would facilitate and broaden the student's forms of expression, not only by words, but by the varied content reflected by the approach of sociocultural daily life, science, politics, economics, leisure, etc., contemplating the “world reading” of which Paulo Freire speaks. As a way to implement the didactic work proposed by the use of the newspaper in the classroom, the dissertation presents a didactic intervention with a didactic sequence strategy, proposing writing production activities based on the textual genres present in the newspaper support. The action research methodology and the theoretical framework were based on the following authors and their approaches: Joana Cavalcanti (1998) Maria Alice Faria (2009), in journalistic languages in teaching; M. Bakhtin (2011), LA Marcuschi (2008,2011) in language conceptions, Michèle Petit (2009), Irandé Antunes (2009) in reading and writing concepts, Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004) in the elaboration of the didactic sequence, with work on textual genres.
Palavras-chave: Jornal impresso; recurso pedagógico; gêneros textuais; escrita; leitura; ensino-aprendizagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: Silva, Paulo Roberto da. O jornal impresso como recurso de aprendizagem de leitura e escrita nas aulas de língua. 2019. 151f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18932
Data de defesa: 29-Out-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

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