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Tipo do documento: Tese
Título: Conhecimentos e comportamentos de universitários sobre a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis: estudo de método misto
Título(s) alternativo(s): Knowledge and Behaviors of University Students on Prevention of Sexually Transmitted Infections: a mixed method study
Autor: Melo, Laércio Deleon de 
Primeiro orientador: Spindola, Thelma
Primeiro membro da banca: Arreguy-Sena, Cristina
Segundo membro da banca: Daher, Donizete Vago
Terceiro membro da banca: Pereira, Adriana Lemos
Quarto membro da banca: Penna, Lúcia Helena Garcia
Resumo: Este estudo objetivou analisar os conhecimentos e as práticas sexuais de universitários sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na perspectiva transcultural e de saúde e utilizou o delineamento de método misto, do tipo incorporada concomitante. Pesquisa realizada em duas universidades cariocas, na qual participaram jovens universitários sexualmente ativos (n=1.256) com idade entre 18 a 29 anos (etapa quantitativa) e 57 (etapa qualitativa). Foram utilizados dois instrumentos para a coleta de dados, um questionário com questões abertas e fechadas para caracterização sociodemográfica; perfil de conhecimento sobre as ISTs, práticas sexuais e de prevenção e um roteiro para os grupos focais abordando as práticas sexuais e de prevenção de ISTs. A coleta de dados ocorreu no período de 2016 a 2018, nos campi universitários. Os dados quantitativos foram organizados em uma planilha do software Excel 2016, e as análises, com auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences. Foram aplicadas as análises descritivas uni e bivariada, testes não paramétricos (Anova para variáveis nominais e ordinais, teste qui-quadrado de Pearson e teste de hipóteses). Os dados discursivos foram organizados e analisados com apoio do software Interface de R Pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Foram respeitados todos os aspectos éticos e legais de pesquisas envolvendo seres humanos. Nos achados, verificou-se que a maioria dos estudantes eram homens (52,6%); idade entre 18 e 24 anos (82,7%); cor da pele branca (51,4%); solteiros (52,08%); heterossexuais (84,9%); residiam com os pais (70,85%); não trabalhavam (57,96%) e se consideravam praticantes religiosos (62%). O grau de conhecimento dos jovens universitários em relação às ISTs e suas estratégias preventivas não apresentou significância em relação aos marcadores sociais. Percebeu-se nos achados que os jovens universitários são possuidores de informações sobre a temática, contudo estas não se convertem em um saber útil capaz de modificar suas práticas sexuais, permeadas por múltiplos contextos de vulnerabilidades e adoção de Comportamentos Sexuais de Risco. Ao identificar as estratégias educativas para prevenção de ISTs dos estudantes universitários, na perspectiva transcultural de Madeleine Leininger, destaca-se que essas propostas devem ser problematizadas, contextualizadas e congruentes com as demandas de saúde sexual e reprodutiva do grupo. As ações educativas devem ser viabilizadas através de uma parceria entre as Instituições de Ensino Superior e os enfermeiros da Atenção Primária com enfoque inclusivo na perspectiva dos próprios estudantes, valorizando seus conhecimentos, experiências e indicadores sociais e, com possibilidade de incluir pais, familiares e parceiros(as) sexuais. Os comportamentos sexuais não seguros adotados pelos universitários foram associados aos marcadores sociais do grupo, evidenciando que estes influenciam as condutas sexuais adotadas por esses estudantes de forma interseccional e transcultural.
Abstract: This study aimed to analyze the knowledge and sexual practices of university students on the prevention of Sexually Transmitted Infections (STIs) from a cross-cultural and health perspective and used a mixed method design, of the concomitant incorporated type. Research carried out in two universities in Rio de Janeiro, in which sexually active young university students (n=1,256) aged between 18 and 29 (quantitative stage) and 57 (qualitative stage) participated. Two instruments were used for data collection, a questionnaire with open and closed questions for sociodemographic characterization; knowledge profile about STIs, sexual practices and prevention and a roadmap for focus groups addressing sexual practices and STI prevention. Data collection took place from 2016 to 2018, on university campuses. Quantitative data were organized in an Excel 2016 spreadsheet, and the analyzes were performed using the Statistical Package for the Social Sciences software. Univariate and bivariate descriptive analyses, nonparametric tests (ANOVA for nominal and ordinal variables, Pearson's chi-square test and hypothesis test) were applied. The discursive data were organized and analyzed using the software Interface de R Pour les Analyzes Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. All ethical and legal aspects of research involving human beings were respected. In the findings, it was found that most students were men (52.6%); age between 18 and 24 years (82.7%); white skin color (51.4%); single (52.08%); heterosexuals (84.9%); lived with their parents (70.85%); did not work (57.96%) and considered themselves religious practitioners (62%). The degree of knowledge of university students in relation to STIs and their preventive strategies was not significant in relation to social markers. It was noticed in the findings that university students possess information on the subject, however, this information does not become useful knowledge capable of modifying their sexual practices, permeated by multiple contexts of vulnerability and adoption of Risky Sexual Behaviors. When identifying educational strategies for the prevention of STIs for university students, from the transcultural perspective of Madeleine Leininger, it is emphasized that these proposals must be problematized, contextualized and congruent with the group's sexual and reproductive health demands. Educational actions must be made possible through a partnership between Higher Education Institutions and Primary Care nurses with an inclusive focus from the perspective of the students themselves, valuing their knowledge, experiences and social indicators and, with the possibility of including parents, family members and partners (as) sexual. The unsafe sexual behaviors adopted by university students were associated with the social markers of the group, evidencing that these influence the sexual behaviors adopted by these students in an intersectional and transcultural way.
Palavras-chave: Young Adult
Healt Education
Knowledge
Sexual Behavior
Disease Prevention
Sexually Transmitted Diseases
Transcultural Nursing
Adulto Jovem
Educação em Saúde
Conhecimento
Comportamento Sexual
Prevenção de Doenças
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Enfermagem Transcultural
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: MELO, Laércio Deleon de. Conhecimentos e Comportamentos de Universitários sobre Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis: estudo de método misto. 2022. 225f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18934
Data de defesa: 1-Jun-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Enfermagem

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