Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18936
Tipo do documento: Dissertação
Título: O processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde na perspectiva de professores da educação básica
Título(s) alternativo(s): The process of inclusion of children and adolescents with special health needs from the perspective of teachers of basic education
Autor: Victória, Juliana Zambrano 
Primeiro orientador: Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo
Primeiro membro da banca: Sá, Liliane Faria da Silva
Segundo membro da banca: Moraes, Juliana Rezende Montenegro Medeiros de
Resumo: Crianças e adolescentes com Necessidades Especiais de Saúde são aqueles que possuem uma condição física que necessita de um cuidado periódico e contínuo para seu desenvolvimento, e que requer algum tipo ou quantidade de atendimento maior oferecidos pelos serviços de saúde. Eles apresentam condições especiais de saúde com demandas de cuidados contínuos. No Brasil, atualmente, um elevado número teve sua sobrevivência possibilitada por mudanças relacionadas às práticas de cuidado e aos avanços tecnológicos, fatos que contribuíram para a elevação de suas sobrevidas e o aumento de suas expectativas de vida. Com o aumento da expectativa de vida, muitos deles estão atingindo a vida adulta e, consequentemente, chegando ao ambiente escolar, o que torna relevante estudar o processo de inclusão escolar desses grupos populacionais. Os objetivos foram: descrever como ocorre o processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde na perspectiva dos seus professores; conhecer as dificuldades enfrentadas pelos professores para a inclusão dessas crianças e adolescentes no contexto escolar; analisar as estratégias implementadas pelos professores para superação das dificuldades e discutir a atuação do profissional de saúde no processo de cuidados com essas crianças e adolescentes em ambiente escolar. Estudo qualitativo realizado em um colégio de aplicação da rede pública de ensino situado na cidade do Rio de Janeiro. Participaram 13 professores. A pesquisa foi aprovada pelos comitês de ética com o número de parecer 4.652.047. A coleta de dados ocorreu por meio da entrevista semiestruturada, durante os meses de maio a julho de 2021. As entrevistas foram tratadas pelo software IRAMUTEQ®. Resultados: Ao dar voz aos docentes, foi possível evidenciar que o campo de pesquisa possui um atendimento especializado (AEE) para atender crianças e adolescentes com necessidades especiais. No que tange as necessidades especiais de saúde mais propriamente ditas, os professores apontaram haver um prévio diagnóstico de saúde dos estudantes junto aos seus familiares, realizado pela coordenação de ensino da instituição, sendo essas informações compartilhadas com todos os professores. Os docentes consideraram que os cuidados a serem desenvolvidos com essas crianças e adolescentes diferem e ultrapassam sua prática pedagógica propriamente dita. Nesse sentido, por serem cuidados muitas das vezes técnicos, eles entendem ser importante a participação das famílias, orientando-as de como proceder nos diferentes cuidados de saúde e da necessidade de implantação de um departamento de saúde dentro da própria instituição. Concluiu-se que, para o aprimoramento de forma integral do processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde, faz-se necessário o desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar que inclui a parceria com o profissional de saúde com vistas a assegurar ações de cuidados previstas a esses estudantes, melhorando sua qualidade de vida e sua integração no ambiente escolar, contribuindo, dessa forma, para uma educação mais inclusiva. Com a realização deste estudo mais um passo foi dado no sentido de aumentar a visibilidade desses grupos populacionais, contribuindo para o preenchimento da lacuna de conhecimento encontrada, com trabalhos ainda incipientes sobre a inclusão das mesmas no cenário escolar.
Abstract: Children and adolescents with Special Health Needs are those who have a physical condition, which requires periodic and continuous care for their development, and which requires some type or amount of greater care offered by health services. They have special health conditions with demands for ongoing care. In Brazil, currently, many had their survival made possible by changes related to care practices and technological advances, facts that contributed to the increase in their survival and the increase in their life expectancies. With the increase in life expectancy, many of them are reaching adulthood, consequently reaching the school environment, which makes it relevant to study the process of school inclusion of these population groups. The objectives were: to describe how the process of inclusion of children and adolescents with special health needs occurs from the perspective of their teachers; to know the difficulties faced by teachers for the inclusion of these children and adolescents in the school context; to analyse the strategies implemented by teachers to overcome these difficulties and discuss the role of health professionals in the care process for these children and adolescents in a school environment. Qualitative study carried out in an application college located in the city of Rio de Janeiro, in the public school system. Thirteen teachers participated. The research was approved by the ethics committees with opinion number 4,652,047. Data collection took place through semi-structured interviews, from May to July 2021. The interviews were handled by the IRAMUTEQ® software. Results: By giving voice to the teachers, it was possible to show that the research field has a specialized service (AEE) to assist children and adolescents with special needs, regarding special health needs more properly, the teachers indicated that there was a previous diagnosis of students' health with their families carried out by the teaching coordination of this institution, and this information is shared with all teachers. The teachers consider that the care to be developed with these children and adolescents differs and goes beyond their pedagogical practice itself. In this sense, because they are often technical care, they understand that the participation of families is important, guiding them on how to proceed in different health care and the need to implement a health department within the institution itself. It was concluded that for the integral improvement of the process of inclusion of children and adolescents with special health needs, it is necessary to develop a multidisciplinary work that includes the partnership with the health professional to ensure care actions. provided for these students, improving their quality of life and their integration into the school environment, thus contributing to a more inclusive education. With the completion of this study, another step was taken towards increasing the visibility of these population groups, contributing to filling the knowledge gap found, with still incipient work on their inclusion in the school setting.
Palavras-chave: Educational Inclusion
Basic education
Kid
Adolescent
Paediatric Nursing
Chronic disease
Inclusão Educacional
Educação Básica
Criança
Adolescente
Enfermagem Pediátrica
Doença crônica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: VICTÓRIA, Juliana Zambrano. O processo de inclusão de crianças e adolescentes com necessidades especiais de saúde na perspectiva de professores da educação básica. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18936
Data de defesa: 31-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Juliana Zambrano Victoria - 2022 - Completa.pdf1,53 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.