Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18943
Tipo do documento: Dissertação
Título: Posicionamento e emoção: um debate sobre o ensino remoto no contexto da pandemia de coronavírus
Título(s) alternativo(s): Positioning and emotion: a debate on remote learning in the context of the coronavirus pandemic
Autor: Francisco, Carlos Wagner Marinelle 
Primeiro orientador: Abritta, Carolina Scali
Primeiro membro da banca: Rodrigues, Andrea
Segundo membro da banca: Vieira, Amitza Torres
Resumo: A pandemia causada pelo surgimento do novo coronavírus, no Brasil, já acarretou milhares de mortes. Diante desse cenário, na educação, o fechamento das escolas resultou na implementação do ensino remoto como método de aprendizagem. Assim, as reflexões que serão apresentadas nesta pesquisa contemplam, como objetivo geral, o que essa problemática social acarretou na vida dos estudantes a partir do contexto trágico que vivemos, tendo como embasamento teórico a Teoria do Posicionamento (HARRÉ; VAN LANGENHOVE, 1999), abrangendo o aspecto das emoções dos indivíduos nas interações produzidas. Para tal efeito, a intervenção aborda a análise de um debate regrado realizado com alunos de uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual, cuja temática foi sobre o ensino remoto no contexto da escola pública brasileira, passando pela questão das desigualdades sociais e de acesso. O debate ocorreu por meio da plataforma virtual Google Classroom, no mês de setembro de 2020. A metodologia de pesquisa adotada é de natureza qualitativa (HAGUETTE, 2013) e assume um caráter etnográfico (ANDRÉ, 2003). Com base no modelo de interação virtual e na perspectiva da Análise da Conversa Etnometodológica (SCHEGLOFF; JEFFERSON; SACKS, 1977), alguns segmentos de falas serão exibidos por meio de transcrições. Através de pequenas narrativas que surgiram no discurso, os alunos recorreram ao uso da emoção para posicionarem tanto a si quanto aos outros na conversa. No debate, posicionamentos de exclusão, de indiferença e de indignação foram construídos pelos interagentes, de modo assertivo, ao falarem sobre as suas emoções, emergindo também um posicionamento do outro, nesse caso, a parte negligente da sociedade adulta, em relação às questões impostas pela pandemia. Como produto da dissertação, um Caderno Pedagógico foi elaborado, seguindo as etapas da intervenção realizada, com o intuito de proporcionar a outros docentes que as discussões sobre o ensino remoto possam ser ampliadas em suas salas de aula, assim como oportunizar que outros alunos falem sobre o que sentem em meio ao contexto pandêmico. Destaca-se também nos objetivos desta pesquisa, além da valorização da oralidade, a educação das emoções no espaço escolar, ponto de extrema prioridade, principalmente no contexto da educação pós-pandemia.
Abstract: The pandemic caused by the emergence of the new coronavirus in Brazil has already led to thousands of deaths. In face of this scenario, in education, the closing of schools resulted in the implementation of remote teaching as a learning method. Thus, the reflections that will be presented in this research contemplate, as a overall goal, what this social problem has brought to the student’s lives from the tragic context we live in, having as a theoretical basis the Positioning Theory (HARRÉ; VAN LANGENHOVE, 1999), encompassaing the aspect of the individuals emotions in the interactions produced by the pandemic. For this purpose, the intervention addresses the analysis of a regulated debate held with students from a 9th grade of a public elementary school in the state network, whose theme was about remote education in the context of the Brazilian public school, going through the issue of social inequalities and access. The debate took place through the virtual platform Google Classroom, in September 2020. The research methodology used is qualitative in nature (HAGUETTE, 2013) and assumes an ethnographic nature (ANDRÉ, 2003). Based on the virtual interaction model and on the Ethnomethodological Conversation Analysis perspective (SCHEGLOFF; JEFFERSON; SACKS, 1977), some speech segments will be displayed through transcripts. Through short narratives that emerged in the speech, students resorted to the use of emotion to position both themselves and others in the conversation. In the debate, positions of exclusion, indifference, and indignation were assertively constructed by the interactants when talking about their emotions, also emerging a positioning of the other, in this case, the negligent part of adult society, in relation to the issues imposed by the pandemic. As a product of the dissertation, a Pedagogical notebook was elaborated, following the stages of the intervention carried out, with the intention of providing other teachers with the opportunity to expand the discussions about remote teaching in their classrooms, as well as to give other students the opportunity to talk about what they feel in the midst of the pandemic context. The goals of this research also stands out, in addition to the valorization of orality, the education of emotions in the school space, a point of extreme priority, mainly in the context of post-pandemic education.
Palavras-chave: Posicionamento
Emoção
Ensino remoto
Coronavírus
Debate
Positioning
Emotions
Remote teaching
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: FRANCISCO, Carlos Wagner Marinelle. Posicionamento e emoção: um debate sobre o ensino remoto no contexto da pandemia de coronavírus. 2021. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18943
Data de defesa: 12-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Carlos Wagner Marinelle Francisco - 2021 - Completa.pdf4,29 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.