Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18959
Tipo do documento: Dissertação
Título: Notícias de celebridade e produção de sentidos: uma proposta de práticas de leitura e escrita na EJA
Título(s) alternativo(s): Celebrity News and production of meaning: a practical proposal for reading and writing at EJA
Autor: Silva, Gleice Coelho Gomes da 
Primeiro orientador: Rodrigues, Andrea
Primeiro membro da banca: Abreu, Katia Nazareth Moura de
Segundo membro da banca: Medeiros, Vanise Gomes de
Resumo: A partir da teoria da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, a pesquisa propõe práticas de leitura e escrita para alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA - em que a linguagem é repensada, deixando de ser entendida enquanto mero instrumento de transmissão de informações, para ser redimensionada na noção de discurso. Assim, conceitos da AD nortearam as propostas de análise e produção de textos, tais como sujeito, ideologia, formação discursiva, autoria e interdiscurso, permitindo um novo olhar sobre narrativas da realidade social – através da leitura e debate de notícias de celebridade e comentários argumentativos no estilo post - e de si mesmos – com a criação de paródias autobiográficas. O sujeito, que nessa linha teórica não é sinônimo de indivíduo, passa a ser compreendido como sujeito do discurso, assumindo, portanto, seu papel histórico e social, enquanto que a ideologia é percebida através da linguagem, “não como visão de mundo, nem como ocultamento da realidade, mas como mecanismo estruturante do processo de significação” (ORLANDI, 2005, p.96). Uma vez identificados esses elementos construtores do discurso, a produção de sentidos, acionada em diferentes propostas de leitura e escrita, foi estudada de forma processual, priorizando a escuta e a troca de saberes em sala de aula. A metodologia da pesquisa, de natureza interventiva, baseou-se em registros qualitativos e interpretativos das atividades, avaliando seus resultados e interações delas decorrentes. Desse modo, foi possível perceber como o projeto, cujas atividades foram guiadas sob a linha teórica da AD, pôde contribuir para um aprendizado mais crítico e autônomo das práticas de leitura e escrita nas aulas de língua portuguesa, no instante em que o professor, ao reconhecer e trazer para debate os diferentes discursos presentes na sociedade e materializados nos textos, permitiu que os alunos problematizassem esses discursos, se identificassem e/ou se contrapusessem, (re)construindo seus próprios dizeres na dinâmica social em que estão inseridos.
Abstract: The research proposes, out of Discourse Analyses (DA) in its French branch, reading and writing practices to Young and Adult Education Program (EJA), in which Language is reworked, being no more understood as a mere information transmitting tool, but replaced to the conceptual level of Discourse. In this way DA concepts, such as subjetc, ideology, discoursive formation, authorship and interdiscourse guided the proposals for text writings and its analyses, allowing a new look over narratives of social reality - throught reading, debating and argumentatives comments, in post style, on media news of celebrities and on students themselves - with the criation of autobiografical parodies. The subject, which in this theoretical branch is not a synonym of individual, is now designed as discoursive subject, therefore assuming its historical and social roles, while ideology is perceived through Language, "not as worldview nor concealment of reality, but as structuring mechanisms of signification process (Orlandi, 2005, p. 96). Since these discoursive shaping elements are identified, the production of meaning requested in diferent proposals of reading and writing were analized in a processual perspective, prioring the listening and knowledge exchange in the classroom. The research methodology and its interventive nature is based on qualitative records and interpretation of activities, evaluating the results and the social interactions deriving from these activities. Thus it was possible to perceive how the project, being its activities taken under DA theory, could contribute to a more critical and autonomous learning of reading and writing practices at Portuguese classes, when the teacher, while recognizing the diferent discourses present at society and materialized in the texts, brought them into debate, allowing the students to question these discourses, identifying or oposing themselves to them, reshaping their own speechs in the social dynamics in which they are.
Palavras-chave: Discurso; ensino; leitura; escrita; EJA
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP
Citação: Silva, Gleice Coelho Gomes da. Notícias de celebridade e produção de sentidos: uma proposta de práticas de leitura e escrita na EJA. 2019. 121f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFLETRAS) - FFP) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, RJ.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18959
Data de defesa: 24-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (PROFLETRAS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Gleice Coelho Gomes da Silva - 2019 - Completa.pdfDocumento principal6,84 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.