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Tipo do documento: Dissertação
Título: Relações 'afetoeducativas' em ambiências online no Ensino Fundamental I: possibilidades formativas em tempos de pandemia no Complexo da Maré – RJ
Título(s) alternativo(s): Affectiveeducational' relationships in online environments in Elementary School: formative possibilities in times of pandemic in Complexo da Maré
Autor: Thiago, Ana Clara Frey de S 
Primeiro orientador: Seixas, Luciana Velloso da Silva
Primeiro membro da banca: Alves, Luciana Pires
Segundo membro da banca: Amaral, Mirian Maia do
Terceiro membro da banca: Carvalho, Jaciara de Sá
Quarto membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Resumo: A crise decorrente da propagação do novo coronavírus, no Brasil, ao nos impor o distanciamento físico, alterou nossas vidas e, em particular, nossas formas de ‘aprenderensinar’, agora limitadas aos ‘espaçostempos’ mediados pela tecnologia. Educar em tempos de pandemia exige que nos reinventemos, aprendamos, em processo, a usar novas metodologias e recursos tecnológicos e midiáticos, tendo em vista, principalmente, a permanência das relações ‘afetoeducativas’. Nesse contexto, esta pesquisa tem por objetivo compreender como relações ‘afetoeducativas’ estabelecidas nas ambiências online têm favorecido a emergência de processos formativos de estudantes da educação básica no movimento de‘aprenderensinar’.Para tanto, nossas opções teórico-metodológicas buscam um rigor outro, mediante a bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino, Barbier e Giust-Desprairies, 1998; Macedo; Barbosa, 2012) e a abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2013; Andrade, Caldas e Alves, 2019). Refletimos, ainda, sobre a importância da práxis educativa (Freire, P., 2015), a partir da análise de ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro; Sampaio; Souza, 2019), que emergiram dos dispositivos acionados, com destaque para os aplicativos ZOOM e WhatsApp. A pesquisa, realizada no período de março de 2020 a março de 2021, contou com a participação de 11 discentes do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola localizada na periferia do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Além disso, foi possível conversar com 5 responsáveis e 12 professores dessa mesma comunidade escolar, ampliando as produções para análise e entrelaçamento com os diversos saberes existentes. Nessa perspectiva, nossa pesquisa aponta que, apesar das dificuldades de conexão às redes nas periferias agravadas pela desigualdade social no acesso, emergiram estratégias e táticas ‘docentesdiscentes’ que viabilizaram processos formativos autorais, principalmente por meio de dispositivos como o aplicativo WhatsApp, favorecendo relações ‘afetoeducativas’ nas ambiências online em tempos de distanciamento físico.
Abstract: The crisis resulting from the spread of the new coronavirus in Brazil, by imposing physical distance on us, has altered our lives and, in particular, our ways of ‘learningteaching’, now limited to 'spacetimes' mediated by technology. Educating in times of a pandemic requires us to reinvent ourselves, learn, in the process, to use new methodologies and technological and media resources, mainly with a view to the permanence of 'affectiveeducational' relationships. In this context, this research aims to understand how 'affectiveeducational' relationships established in online environments have favored the emergence of formative processes of basic education students in the ‘learningteaching’movement. To this end, our theoretical-methodological options seek another rigor, through the bricolage of the principles of multireferentiality (Ardoino, Barbier and Giust-Desprairies, 1998; Macedo; Barbosa, 2012) and the approach of 'research with everyday life' (Certeau, 2013; Andrade, Caldas and Alves, 2019). We also reflect on the importance of educational praxis (Freire, P., 2015), based on the analysis of 'conversations' and narratives as the main forms of production of 'knowledgemeanings' (Ribeiro; Sampaio; Souza, 2019), which emerged of the activated devices, with emphasis on the ZOOM and WhatsApp applications. The research, carried out from March 2020 to March 2021, had the participation of 11 students from the 4th year of Elementary School, from a school located on the outskirts of Complexo da Maré, in Rio de Janeiro. In addition, it was possible to talk with 5 guardians and 12 teachers from the same school community, expanding the productions for analysis and intertwining with the various existing knowledge. From this perspective, our research points out that, despite the difficulties of connecting to networks in the periphery, aggravated by social inequality in access, 'studentsteachers' strategies and tactics emerged that made authorial training processes possible, mainly through devices such as the WhatsApp application, favoring relationships ' affectiveeducation' in online environments in times of physical distance.
Palavras-chave: Affectiveeducational' relationships
Online ambiences
Formative processes of 'studentsteachers'
Digital divide in the peripheries
‘Learningteaching’ in the pandemic
Relações ‘afetoeducativas’
Ambiências online
Processos formativos 'docentesdiscentes’
WhatsApp
Exclusão digital nas periferias
‘Aprenderensinar’ na pandemia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: THIAGO, Ana Clara Frey de S. Relações 'afetoeducativas' em ambiências online no Ensino Fundamental I: possibilidades formativas em tempos de pandemia no Complexo da Maré – RJ. 2022. 211 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18976
Data de defesa: 17-Ago-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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