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Tipo do documento: Tese
Título: O Adorno tardio e o jovem Schönberg
Título(s) alternativo(s): Late Adorno and young Schönberg
Autor: Oliveira, Braulyo Antonio Silva de 
Primeiro orientador: Barbosa, Ricardo José Corrêa
Primeiro membro da banca: Duarte, Rodrigo Antonio de Paiva
Segundo membro da banca: Menezes Filho, Florivaldo
Terceiro membro da banca: Socha, Eduardo
Quarto membro da banca: Safatle, Vladimir Pinheiro
Resumo: O presente trabalho busca investigar as razões que levaram Adorno a oferecer um curso sobre o jovem Schönberg em 1955 nos famosos Internationale Ferienkurse für Neue Musik, até então um destacado centro de desenvolvimento do serialismo integral. Através da análise imanente de alguns textos-chave da compreensão adorniana do significado da música de Schönberg, deriva-se um gesto compositivo fundamental: Störungsgeste. Num segundo momento, procura-se compreender a posição assumida por Adorno com relação às tendências que se manifestavam na produção dos compositores da “Escola de Darmstadt” sob a ótica do conceito de “envelhecimento”. Tal diagnóstico justifica, em parte, a perspectiva adorniana da necessidade de uma mudança de direção das práticas compositivas, mas não o porquê do jovem Schönberg simbolizá-las. Esse ponto ficará evidente num terceiro momento, quando se analisa a maneira pela qual Adorno, historicamente, interpretou o fenômeno Schönberg. Chega-se com isso a uma tese que tem um papel importante nas preleções de 1955, segundo a qual as inovações do “estilo” tardio de Schönberg já estavam contidas germinalmente no seu procedimento inicial. Para nós, interpretar o jovem Schönberg da perspectiva do tardio significará lê-lo do ponto de vista da Störungsgeste. Assim, finalmente, esforça-se por mostrar, através de análises musicais, a configuração e as marcas que esses elementos deixaram na estrutura concreta da música do jovem Schönberg.
Abstract: The aim of the current study is to investigate the reasons leading Adorno to offer a course about young Schönberg in 1955, at the famous Internationale Ferienkurse für Neue Musik, which was a prominent center for integral serialism development at that time. The immanent analysis of some key texts addressing Adorno’s understanding about the meaning of Schönberg’s music highlights a fundamental compositional gesture, namely: Störungsgeste. Subsequently, the study addresses Adorno’s position towards tendencies observed in the production of composers belonging to the “Darmstadt School”, based on the concept of “aging”. Such a diagnosis partly justifies the Adornian perspective about the need of changing the direction of compositional practices, although it does not explain why young Schönberg symbolized them. This point became evident when the way Adorno has historically interpreted the Schönberg phenomenon was analyzed. This factor leads to a thesis that played important role in the 1955 lectures; according to it, Schönberg’s late “style” innovations have germinated in his initial procedure. In our opinion, interpreting young Schonberg from the “late” perspective means reading him from the Störungsgeste viewpoint. Finally, herein conducted musical analyses show both the configuration and marks left by these elements in the solid structure of young Schönberg’s music.
Palavras-chave: Internationale Ferienkurse für Neue Musik
Young Schönberg
Philosophy
Music
Aging
Young composers
Adorno
Jovem Schönberg
Filosofia
Música
Envelhecimento
Jovens compositores
Darmstadt
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES
CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: OLIVEIRA, Braulyo Antonio Silva de. O Adorno tardio e o jovem Schönberg. 2022. 290 f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18978
Data de defesa: 13-Abr-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Filosofia

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