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http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18980
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | É devagar, é devagarinho: Pai Joaquim da Calunga e as desconstruções de correntes sociais e educacionais da colonialidade |
Título(s) alternativo(s): | It is slow, it is slow: Pai Joaquim da Calunga and desconstructions of social and educational currents of coloniality |
Autor: | Luiz, Bruna Maria de Almeida ![]() |
Primeiro orientador: | Bezerra, Nielson Rosa |
Primeiro coorientador: | Mendes, Andréa Luciane Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Rodrigues Júnior, Luiz Rufino |
Segundo membro da banca: | Possidonio, Eduardo |
Resumo: | A presente dissertação terá as palavras firmadas com o cuidado de construírem-se a partir das filosofias dos Terreiros, locais que diante do precário recriam formas de contornar o terror colonial que se arrasta, tentando apagar os modos de ser e viver dos povos em suas heranças africanas e indígenas. Para isso, Pai Joaquim da Calunga, Preto Velho que baixa no Terreiro de Umbanda Mensageiros de Oxalá localizado na zona norte do Rio de Janeiro, risca seu ponto como professor ancestral que (ori)enta formas de praticar a Educação em um CIEP na Baixada Fluminense, reivindicando sabedorias outras dos corpos plurais que circulam nesse espaço e que contam, ainda de forma precária, com as Leis 10.639 e 11.645 como forma obrigatória do ensino da história e culturas africanas, afro-brasileiras e indígenas nas escolas. Com pesquisa de campo, vivenciando o espaço do Terreiro, praticando a escola nas experiências e experimentos docentes, fazendo entrevistas em profundidade com entidades, estudantes e professoras, a pesquisa foi se construindo na costura com imagens e um vídeo etnográfico. Nego Veio vai inspirando caminhos, pisando devagar, fortalecendo, amparando e potencializando os indivíduos nos ciclos da vida. |
Abstract: | The present dissertation will have the words signed with the care of being built from the philosophies of the Terreiros, places that, in the face of precariousness, recreate ways to circumvent the colonial terror that drags on, trying to erase the ways of being and living of the people in their heritages. Africans and Indigenous peoples. For this, Pai Joaquim da Calunga, Preto Velho who lives in the Terreiro de Umbanda Mensageiros de Oxalá located in the north of Rio de Janeiro, traces his point as an ancestral teacher who (ori) founds ways to practice Education in a CIEP in Baixada Fluminense, claiming other wisdoms from the plural bodies that circulate in this space and that rely, still precariously, on Laws 10,639 and 11,645 as a mandatory way of teaching African, Afro-Brazilian and indigenous history and cultures in schools. With field research, experiencing the Terreiro space, practicing the school in teaching experiences and experiments, conducting in-depth interviews with entities, students and teachers, the research was built in sewing with images and an ethnographic video. Nego Veio inspires paths, treading slowly, strengthening, supporting and empowering individuals in the cycles of life |
Palavras-chave: | Educação Baixada Fluminense Preto Velho Religião e educação Cultos afro-brasileiros Education Old black men Religion and education Afro brazilian cults |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UERJ |
Departamento: | Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação |
Citação: | LUIZ, Bruna Maria de Almeida. É devagar, é devagarinho: Pai Joaquim da Calunga e as desconstruções de correntes sociais e educacionais da colonialidade. 2022. 149f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18980 |
Data de defesa: | 5-Set-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação |
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