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Tipo do documento: Dissertação
Título: Todo dia é dia de índio. Que índio?
Título(s) alternativo(s): Every day is an Indian Day. What Indian?
Autor: Marins, Monique Magalhães 
Primeiro orientador: Araújo, Helena Maria Marques
Primeiro membro da banca: Cabral, Maria Aparecida
Segundo membro da banca: Castro, Fernando Luiz Vale
Resumo: O ano de 2020 e mais de dez anos se passaram desde a implementação da Lei nº 11.645 de março de 2008, que determina a obrigatoriedade do estudo da história, cultura afro-brasileira e indígena nas escolas do Brasil. Este trabalho analisa o que mudou no que se refere ao ensino dessa temática na última década, assim como representamos nossos índios ainda hoje. Para isso, a ideia é trabalhar com o que é lembrado e o que se tornou esquecido quando se refere à temática indígena e se há uma política de memória por trás dessas comemorações e representações. Problematizo também se o nosso currículo escolar incentiva esse tipo de reflexão crítica e se nossos alunos são potenciais construtores de um conhecimento histórico, que reestruture essa maneira de pensar, através da chave epistemológica decolonial. Portanto, este trabalho tem por objetivo pensar, analisar e discutir essas questões levantadas a partir do dia 19 de abril, “Dia do Índio”, uma data simbólica e significativa para a temática indígena. Tal processo teórico-metodológico será realizado por meio de intervenções e oficinas pedagógicas, criadas por alunos do 8° ano do Ensino Fundamental II (e por mim supervisionadas), a fim de ressignificar o Dia do Índio para os alunos que cursam o Fundamental I. Tais oficinas foram elaboradas e desenvolvidas numa escola particular da cidade de Niterói no Estado do Rio de Janeiro.
Abstract: The year 2020 and more than ten years have passed since the implementation of Law No. 11,645 from March 2008, which determines the compulsory study of Afro-Brazilian and indigenous history and culture in schools in Brazil. This work aims to analyse what has changed regarding the teaching of this theme in the last decade, as well as how we represent our Indians nowadays. For that, the objective is to work with what has been remembered and what has become forgotten about the indigenous theme and whether there is a policy of memory behind these celebrations and representations. I also analyse whether our school curriculum encourages this type of critical reflection and whether our students are able to develop a historical knowledge which restructure this way of thinking through the decolonial epistemological key. Therefore, this work aims to think, analyse and discuss these issues raised from the 19th of April, "Indian’s Day", a symbolic and significant date for the indigenous theme. Such theoretical-methodological process will be carried out through pedagogical interventions and workshops created by students from the Year 8 of the Secondary School - and supervised by me - in order to reframe the Indian’s Day for students who have been attending the Primary School. Those workshops were elaborated and developed in a private school located in the city of Niterói, Rio de Janeiro State.
Palavras-chave: Indian’s Day
Decolonialities
Law 11.645 / 08
Dia do Índio
Decolonialidades
Lei 11.645/08
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: MARINS, Monique Magalhães. Todo dia é dia de índio. Que índio?. 2020. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19007
Data de defesa: 6-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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