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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19015
Tipo do documento: Tese
Título: Les batucadas en France: incorporations et représentations du Brésil au XXIe siècle
Título(s) alternativo(s): As batucadas na França: incorporações e representações do Brasil no século XXI
Batucadas in France: incorporations and representations of Brazil in the 21st century
Autor: Fernandes, Ana Paula Alves 
Primeiro orientador: Santos, Myrian Sepúlveda dos
Segundo orientador: Santos, Idelette Muzart-Fonseca dos
Primeiro membro da banca: Matos, Edilene Dias
Segundo membro da banca: Pradier, Jean-Marie
Terceiro membro da banca: Tettamanzi, Régis
Resumo: Na França dos anos 1970 surgem as primeiras orquestras percussivas designadas "batucadas". Inspirando-se em ritmos da cultura popular brasileira (principalmente o samba, samba-reggae e maracatu), estas se organizam como associações (Journal Officiel des Associations) e conhecem um aumento considerável a partir dos anos 2000, quando o cenário musical francês se mostra favorável ao consumo da "world music". Primeiramente, a propagação da batucada na França justifica-se em razão do seu formato musical – prática de grupo – e de suas características estéticas ligadas à uma dimensão "popular", pouco presentes nas músicas e na sociedade francesa em geral. Entretanto, um outro fator alimenta o interesse dos percussionistas francófonos : as representações às quais esta música é associada. Segundo uma imagem difundida internacionalmente, o Brasil é um país onde a "democracia racial" existiria. Nos dias atuais, o tema da "diversidade cultural" é defendido por diversos atores, integrando uma grande parcela dos discursos politicos e institucionais europeus. Neste contexto, a atração exercida pela batucada – música que remete à uma alteridade dos "Outros" – pode ser reveladora de dinâmicas próprias à sociedade onde ela é "incorporada". Os encontros entre percussionistas brasileiros e "gringos" são atravessados por relações de poder historicamente construídas entre África, Brasil e Europa. Entre deleites estéticos e reivindicações identitárias que se expressam "em situação", os discursos e performances dos praticantes francófonos ganham corpo.
Abstract: Les premiers orchestres percussifs appelés "batucadas" apparaissent en France à partir des années 1970, inspirés des rythmes brésiliens tels que le samba, le samba-reggae et le maracatu. Le nombre d’associations fondées pour encadrer l’activité de ces orchestres est en forte augmentation depuis les années 2000, dans le sillage d'une vague d’ouverture aux musiques "du monde". En effet, dans la société française, la diffusion de cette musique populaire et collective repose aussi bien sur ses caractéristiques formelles et esthétiques que sur une image consacrée du Brésil comme nation métisse. Dans un contexte contemporain où la diversité culturelle est de plus en plus soutenue, l’amour pour ces rythmes des "Autres" peut révéler bien des choses sur la société où ils s’incorporent. De fait, les rencontres culturelles au cœur de cet environnement remettent à jour les relations de pouvoir historiques entre Afrique, Brésil et Europe. Plaisirs esthétiques, revendications identitaires et négociations activées en situation, telles sont les dynamiques manifestées par le discours et les performances des joueurs francophones.
In France, from the 1970s, the first percussive orchestras called "batucadas" appeared. Inspired by rhythms of brazilian popular culture (mainly samba, samba-reggae and maracatu), these are organized as associations (Journal Officiel des Associations) and they have experienced a considerable increase since the early 2000’s, when the french musical scene began to favor "world music". First, the ascendancy of the batucada in France is explained by its musical form - group practice - and its aesthetic characteristics linked to a "popular" dimension, little present in music and french society in general. However, another factor fuels the interest of french-speaking percussionists. The representations to which this music is associated, through an internationally diffused image: Brazil is a country where "racial democracy" exists. Nowadays, the theme of "cultural diversity" is defended by several actors, integrating a large part of European political and institutional discourses. In this context, the attraction to the batucada - music that refers to a proxy for the "Other" - can reveal the dynamics proper to the society where it is "incorporated". The encounters between brazilian percussionists and "gringos" are intersected by historically constructed power relationships between Africa, Brazil and Europe; between aesthetic pleasures and identity resellers that express themselves "in situation", the speeches and performances of the francophone practitioners construction.
Palavras-chave: Brazil and France relationships
Cultural appropriation
Miscigenation
Cosmopolitism
Socialisation
Appropriation culturelle
Cosmopolitisme
Métissage
Relations Brésil et France
Socialisation
Apropriação cultural
Batucada
Cosmopolitismo
Mestiçagem
Socialização
Relações Brasil e França
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Ciências Sociais::Instituto de Ciências Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: FERNANDES, Ana Paula Alves. As batucadas na França: incorporações e representações do Brasil no século XXI. 2018. 520 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro; Université Paris Nanterre, Nanterre, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19015
Data de defesa: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Doutorado em Ciências Sociais

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