Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19024
Tipo do documento: Dissertação
Título: Salas de leitura e suas heterotopias como dispositivo para uma formação inventiva de professores
Título(s) alternativo(s): Reading rooms and their heterotopias as a device for an teachers inventive formation
Autor: Pinto, Liliana Secron 
Primeiro orientador: Dias, Rosimeri de Oliveira
Primeiro membro da banca: Bocchetti, André
Segundo membro da banca: Rodrigues, Bruno Rêgo Deusdará
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Quarto membro da banca: Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo problematizar a formação de professores na perspectiva da invenção e discutir o espaçotempo do território sala de leitura como possível dispositivo para uma formação inventiva de professores. A pesquisa aconteceu por entre as experiências de cinco professoras com as salas de leitura da Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro. Trata-se de uma discussão atravessada pelas noções de coletivo e diferença com ênfase na formação de leitores, na formação de professores e na luta pelo direito ao livro, a leitura e às bibliotecas como política pública. Para tanto, possui como intercessores principais, além de professoras da SME-RJ, os autores Michel Foucault, Gilles Deleuze e Rosimeri de Oliveira Dias. Com a experiência, a dissertação aponta para a existência de quatro princípios de uma sala de leitura, que a enunciam como um lugar outro heterotópico, são eles: leitura literária, encontros, formação e invenção. A esses princípios soma-se ainda um quinto princípio que os alinhava: a arte. Juntos eles compõem a luta por afirmar e resistir em defesa da existência das salas de leitura na rede pública de ensino.
Abstract: This research aims to problematize the teacher formation from the perspective of invention and discuss the spacetime of the reading room territory as a possible device for a teachers inventive formation. The research took place among the experiences of five teachers with the reading rooms of the Municipal Department of Education of the Municipality of Rio de Janeiro. It is a cross discussion of the collective notions and the difference in the training of readers, the training of teachers and the struggle for the right to have books, reading and libraries as a public policy. Its main intercessors, as well as the teachers of SME-RJ, are the authors Michel Foucault, Gilles Deleuze and Rosimeri de Oliveira Dias. The experience leads the dissertation into the existence of four principals of a reading room as it is enunciated as a heterotopic space: literary reading, meetings, training and invention. To these principles is added a fifth principle that aligned them: art. Together they make up the fight to assert and resist in defense of the existence of reading rooms in the public school system.
Palavras-chave: Reading rooms
Reading rooms
Literary reading
Heterotopia
Teachers inventive formation
Sala de leitura
Leitura literária
Heterotopia
Formação inventiva de Professores
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
Citação: PINTO, Liliana Secron. Salas de leitura e suas heterotopias como dispositivo para uma formação inventiva de professores. 2020. 111 f. Dissertação (Mestado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19024
Data de defesa: 30-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Liliana Secron Pinto - 2020 - Completa.pdf720,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.