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Tipo do documento: Dissertação
Título: Potência é substantivo feminino: as possibilidades e trajetos educacionais das mulheres mães na periferia do Rio de Janeiro
Título(s) alternativo(s): Might is a feminine noun: the possibilities and educational paths of women mothers from peripheral Rio de Janeiro
Autor: Macedo, Beatriz Lohraine Silveira de 
Primeiro orientador: Cunha, Neiva Vieira da
Primeiro membro da banca: Freire, Letícia de Luna
Segundo membro da banca: Ferreira, Mônica Dias Peregrino
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um olhar sobre o processo de graduação e a jornada acadêmica de mães universitárias no Rio de Janeiro, usando como recorte algumas comunidades do Complexo da Maré. Essa pesquisa conta com uma contextualização sobre o sujeito periférico e sua trajetória acadêmica no Rio de Janeiro, passando pelo histórico do Complexo da Maré até chegar nos relatos de algumas mulheres mães e universitárias, moradoras da comunidade. Foi usado como metodologia a análise de conteúdo das entrevistas, como relatos de vida. Relatos esses sinceros e por vezes duros de serem lidos. Com eles, se escancarou problemas comuns dessas mulheres nos ambientes acadêmicos e como a Universidade não foi pensada para acolher mães e crianças. Concluiu-se que é urgente a implementação de políticas públicas educacionais voltadas para as mães universitárias, a fim de mitigar, inclusive, os efeitos drásticos que a pandemia da COVID-19 causou, principalmente nessas pessoas.
Abstract: The following piece aims at presenting a view of the graduation process and academical pathing of university student mothers on Rio de Janeiro, using as profile a few communities from Complexo da Maré. This research reckons on a contextualization over the peripheral individual and their academical trajectory on Rio de Janeiro, making way through Complexo da Maré's History and landing at testimonials given by some women mothers university students Complexo da Maré community dwellers. It was used as methodology the analysis of the interviews contents, as living reports. These reports been sincere and oftentimes hard to be read. With them it is explained common problems to these women at the academical environment and how University is not thought to welcome mothers and children. It is concluded that urges the implementation of public educational policies focused on university mothers, in order to mitigate, also, the drastic effects the COVID-19 pandemic has caused, especially to these people.
Palavras-chave: Maternity
Education
Slums
Pandemics
Public Policie
Women
Maternidade
Educação
Periferia
Pandemia
Políticas Públicas
Mulheres
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: MACEDO, Beatriz Lohraine Silveira de. Potência é substantivo feminino: as possibilidades e trajetos educacionais das mulheres mães na periferia do Rio de Janeiro. 2022. 82 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19032
Data de defesa: 2-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

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