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Tipo do documento: Tese
Título: Percepção da cultura de segurança na emergência de um hospital militar em tempos de pandemia da COVID-19: estudo de método misto
Título(s) alternativo(s): Safety culture in the emergence of a military hospital in times of pandemic COVD-19: mixed method study
Autor: Silva, Leonor Coelho da 
Primeiro orientador: Caldas, Célia Pereira
Primeiro membro da banca: Cardoso, Rosane Barreto
Segundo membro da banca: Duarte, Sabrina da Costa Machado
Terceiro membro da banca: Fassarella, Cintia Silva
Quarto membro da banca: Silva, Frances Valéria Costa e
Resumo: As investigações acerca da avaliação da cultura de segurança e o impacto na gestão em saúde são essenciais para uma assistência segura. O novo coronavírus, SARS- CoV- 2, causou uma epidemia de síndrome respiratória aguda em humanos, sendo caracterizada como pandemia em 11 de março de 2020. O objeto desta tese foi a percepção sobre a cultura de segurança do paciente no Serviço de Emergência de um hospital militar. A partir das perguntas: “qual é o nível de percepção sobre a cultura de segurança do paciente pela equipe multiprofissional do Serviço de Emergência de um hospital militar em tempos de pandemia da COVID-19?” e “como fortalecer a percepção sobre a cultura de segurança do paciente no Serviço de Emergência de um hospital militar em face da pandemia da COVID-19?” foram formulados os seguintes objetivos: Geral: analisar a percepção sobre a cultura de segurança do paciente no Serviço de Emergência de um hospital militar durante a pandemia da COVID-19. Específicos: identificar a percepção da cultura de segurança pela equipe multiprofissional do serviço de emergência de um hospital militar em face da pandemia da COVID-19; discutir com a equipe a percepção sobre as dimensões da cultura de segurança identificadas na unidade; e construir com a equipe multiprofissional da emergência de um hospital militar um plano de ação, considerando a percepção das dimensões de cultura de segurança consideradas frágeis diante da COVID-19. Metodologia: estudo de método misto de projeto sequencial explanatório. A fase quantitativa foi transversal, os dados foram coletados através da aplicação do HSOPSC em outubro de 2021, respondido por 63 profissionais; e a fase qualitativa utilizou o método da pesquisa participativa, os dados e o plano de ação foram construídos pelo GF, composto por 13 participantes, em abril de 2022, após ter sido submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da UERJ sob o número CAAE: 47252821.0.0000.5282 e do IPB do HNMD sob o número CAAE: 47252821.0.3001.5256. Resultados: nove dimensões foram consideradas frágeis, “Expectativas e ações de promoção de segurança dos supervisores”; “Retorno informação e comunicação a respeito de erro”; “Abertura de comunicação – melhoria contínua; “Profissionais (quadro de pessoal)”; “Suporte da gestão para a segurança do paciente”; “Trabalho em equipe entre as unidades”; “Passagem de plantão ou transferências internas”; “Percepções gerais sobre segurança do paciente”; e “Frequência de eventos notificados”. Somente “Trabalho em equipe dentro da unidade” foi considerada dimensão forte. Aprendizado organizacional”; e “Resposta não punitiva ao erro” foram consideradas dimensões neutras. Conclusão: o fortalecimento da cultura organizacional deve ser um objetivo estratégico da alta administração. Metas de indicadores de desempenho devem ser traçados, com vistas a atingir este objetivo. A participação dos colaboradores nas ações de segurança do paciente, bem como meios e infraestrutura para que atuem de forma segura são fundamentais para a prestação do cuidado seguro.
Abstract: Investigations into the assessment of safety culture and the impact on health management are essential for safe care. In December 2019, in Wuhan, there was the identification and characterization of a new coronavirus, SARS-CoV-2, which caused an epidemic of acute respiratory syndrome in humans, being characterized as a pandemic on March 11, 2020. The object of this thesis was the perception of the patient safety culture in the Emergency Service. From the questions: "what is the level of perception about the culture of patient safety by the multiprofessional team of the Emergency Service of a military hospital in times of a COVID-19 pandemic?” and “how to strengthen the perception of the culture of patient safety in the Emergency Service of a military hospital in face of the COVID-19 pandemic?” the following objectives were formulated: General: investigate the perception of the patient safety culture in the Emergency Service of a military hospital during the COVID-19 pandemic. Specific: identify the perception of the safety culture by the multidisciplinary team of the Emergency Service of a military hospital in the face of the COVID-19 pandemic; discuss with the team the perception of the dimensions of the safety culture identified in the unit; and build with the multiprofessional emergency team of a military hospital an action plan, considering the perception of the dimensions of safety culture considered fragile against COVID-19. Methodology: mixed method study of explanatory sequential design. The quantitative approach was transversal, using the survey method, and the data were collected through the application of the HSOPSC in October 2021, answered by 63 professionals; and the qualitative approach used the participatory research method, the data and the action plan were built by the FG composed by 13 participants, in April 2022; carried out in the Emergency Service of a military hospital in the State of Rio de Janeiro, after being submitted and approved by the Research Ethics Committee of UERJ under the number CAAE: 47252821.0.0000.5282 and the IPB of the HNMD under CAAE number: 47252821.0.3001.5256. Results: nine dimensions were considered fragile: “Expectations and actions to promote the safety of supervisors”; “Return information and communication regarding error”; “Open communication – continuous improvement; “Professionals (staff)”; “Management support for patient safety”; “Teamwork between units”; “Shift change or internal transfers”; “General perceptions of patient safety”; and “Frequency of reported events”. Only “Teamwork within the unit” was considered a strong dimension. Organizational learning”; and “Non-punitive response to error” were considered neutral dimensions. Conclusion: the strengthening of organizational culture should be a strategic objective of top management. Goals of performance indicators must be traced, with a view to achieving this objective. The participation of employees in patient safety actions, as well as the means and infrastructure for them to act safely, are fundamental for the provision of safe care.
Palavras-chave: Safety culture
Patient safety
Healthcare professional
Hospital emergency service
COVID-19
Military hospitals
Cultura de segurança
Segurança do paciente
Profissional de saúde
Serviço de emergência hospitalar
COVID-19
Hospitais militares
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: SILVA, Leonor Coelho da. Percepção da cultura de segurança na emergência de um hospital militar em tempos de pandemia da COVID-19: estudo de método misto. 2022. 221 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19035
Data de defesa: 17-Out-2022
Aparece nas coleções:Doutorado em Enfermagem

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