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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Representação social do HIV/Aids segundo membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia
Título(s) alternativo(s): The Social Representation of HIV/AIDS to Members of the Seventh-day Adventist Church
Autor: Duarte, Gilmar Junker 
Primeiro orientador: Marques, Sergio Corrêa
Primeiro membro da banca: Rocha, Julio Cesar Cruz Collares da
Segundo membro da banca: Nogueira, Virginia Paiva Figueiredo
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a representação social do HIV/Aids segundo membros evangélicos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os objetivos específicos são identificar os conteúdos constitutivos da representação social do HIV/Aids segundo membros evangélicos da Igreja adventista do sétimo dia;descrever os conteúdos e a sua organização interna evidenciando a estrutura da representação a partir dos pressupostos da Teoria do Núcleo Central; discutir os possíveis conteúdos centrais, que dão sentido à representação, a partir da análise prototípica e da análise de similitude; relacionar a representação social do HIV/Aids constituída pelos membros da Igreja com os preceitos e orientações da religião adventista do sétimo dia. Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, orientado pela Teoria das Representações Sociais em sua abordagem estrutural, realizado nas igrejas adventistas do sétimo dia, no distrito de Madureira na cidade do Rio de Janeiro. Participaram do estudo 78 pessoas, membros da igreja adventista do sétimo dia.Na coleta de dados com a aplicação da técnica de evocação livre de palavras ao termo indutor HIV/Aids. Após o processamento do corpus pelo software EVOC 2005 foi gerado o quadro de quatro casas, morte e doença, foram consideradas por hipótese como central em função da sua alta frequência. Por outro lado, a análise de similitude por coocorrência ratificou esta hipótese assim como reafirmou a palavra doença como central. A representação contempla as três dimensões essenciais descritas por Serge Moscovici. A dimensão da informação ou do conhecimento é amais expressiva entre os conteúdos representacionais, evidenciando conceitos, características da doença e informações acerca dos modos de transmissão, assim como do cuidado para evitar a infecção pelo vírus. A dimensão afetivo-atitudinal apresenta o posicionamento do grupo frente à doença ou suas consequências sendo de caráter emocional, que se fazem presentes desde o início da epidemia em diferentes grupos sociais como é o caso do medo, da tristeza e do sofrimento. A dimensão imagética se apresenta nas palavras cura e morte. O método de coleta e análise de dados mostrou que o grupo concebe o objeto a partir de dois núcleos de sentido, que estabelecem relações coerentes, mostrando que a Aids significa doença e morte, com seus respectivos conteúdos associados, para mais objetividade, pode-se dizer que para os adventistas participantes do estudo a Aids é uma doença, qualificada como incurável, cuja contaminação ocorre pelo sexo, sangue e pelas drogas e pode ser evitada pelas medidas de prevenção, porém ainda causa medo e morte, havendo, no entanto,uma esperança de cura. A morte por sua vez, como geradora de sentido, emana sentimentos de dor, tristeza, sofrimento e preconceito. O coquetel, conforme é o tratamento medicamentoso com a associação de vários medicamentos, é a única arma para o seu enfrentamento. Conclui-se que há coerência na forma como o grupo pensa a Aids assemelhando-se a representações de outros grupos sociais, principalmente de indivíduos que não convivem com o vírus e a doença e os profissionais de saúde.
Abstract: The present study has as general objective to analyze the social representation of HIV/Aids second members of the Seventh-day Adventist Church. The specific goals are: To identify the constitutive contents of the social presentation of HIV/Aids second members of the Seventh-day Adventist Church; Describe the contents and its internal organization, showing the structure of the representation based on the assumptions of the Central Core Theory; Discuss the possible central contents, which give meaning to the representation, from the prototypical analysis and the similarity analysis; To relate the social representation of HIV/Aids constituted by Church members with the precepts and guidelines of the Seventh-day Adventist religion. It is about a descriptive study, with a qualitative approach, guided by the Theory of Social Representations in its structural approach, carried out in Seventh-day Adventist churches in the district of Madureira in the city of Rio de Janeiro. Seventy-eight people, members of the Seventh-day Adventist Church, participated in the study. On the collected Data, using the technique of free word evocation to the inducing term HIV/Aids, four houses were generated after processing the corpus by the EVOC 2005 software; due to their high frequency, "death" and "disease" were hypothetically considered as central. On the other hand, the similarity analysis by co-occurrence confirmed this hypothesis and reaffirmed the word "disease" as central. The representation contemplates the three essential dimensions described by Serge Moscovici. The dimension of information or knowledge is the most expressive between the representational contents, evidencing concepts, characteristics of the illness, information about the modes of transmission, and the care to avoid infection by the virus. The affective-attitudinal dimension presents the group's position concerning the disease or its consequences, being of an emotional nature and presented since the beginning of the epidemic in different social groups, such as fear, sadness, and suffering. The imagery dimension is given in the words cure and death. The data collection and analysis method showed that the group conceives the object from two nuclei of meaning, which establish coherent relationships, showing that Aids means disease and death, with their respective associated contents. For more objectivity, it is possible to say that Aids is a disease, qualified as incurable for the Adventists participating in the study, whose contamination occurs through sex, blood, and drugs and can be avoided by preventive measures. However, it still causes fear and death, but there is the hope of a cure. Death, in his turn, as a generator of meaning, emanates feelings of pain, sadness, suffering, and prejudice. The cocktail, as is the treatment with the association of several drugs, is the only weapon to fight it. It is concluded that there is coherence in the way the group thinks about Aids, similar to representations of other social groups, especially individuals who do not live with the virus and the disease and health professionals.
Palavras-chave: HIV
Aids
Social representations
Seventh-dayAdventists
HIV
Aids
Representações sociais
Adventistas do sétimo dia
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: DUARTE, Gilmar Junker. A Representação social do HIV/Aids segundo membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia. 2022. 75f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19044
Data de defesa: 25-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

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