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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise do sobre o reconhecimento profissional na perspectiva de graduandos de enfermagem em tempos de Covid-19
Título(s) alternativo(s): Analysis of professional recognition from the perspective of nursing undergraduate students in times of Covid-19
Autor: Pedro, Raquel Soares 
Primeiro orientador: Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira
Primeiro membro da banca: Farias, Sheila Nascimento Pereira de
Segundo membro da banca: Oliveira, Elias Barbosa de
Resumo: O objeto deste estudo é o reconhecimento social e profissional do trabalho de enfermagem na perspectiva de estudantes de graduação. Objetivos: identificar a percepção de estudantes de um curso de graduação sobre o reconhecimento profissional e social da enfermagem em tempos de Covid-19; analisar situações que potencializam e/ou deterioram o reconhecimento profissional e social da enfermagem em tempos de Covid-19 e discutir estratégias para o fortalecimento do reconhecimento profissional e social da enfermagem em tempos de Covid-19. Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, realizada com quarenta graduandos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior localizada no Rio de Janeiro. A coleta de dados ocorreu em maio e junho de 2021, por meio de entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados utilizando-se o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) com utilização da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e a Nuvem de Palavras. O tratamento via CHD resultou em cinco classes: Componentes técnicos que permeiam o reconhecimento da enfermagem; Luta política no alcance do reconhecimento, Componentes científicos e práticos que compõem o reconhecimento; Relações de poder enfrentados pela enfermagem e Situações que podem fragilizar e potencializar o reconhecimento da enfermagem. A nuvem de palavras apontou as palavras ‘gente’, ‘não’ e ‘achar’ como as mais evidentes. Os resultados evidenciaram que a postura profissional em se apresentar como profissional de enfermagem e ter posicionamento assertivo, contribuem para a visibilidade da profissão. Constata-se que erros cometidos por alguns profissionais, sobretudo na pandemia da Covid-19, configuram-se como fator dificultador do reconhecimento. Verificou-se que a enfermagem necessita se apropriar do cuidado, que é inerente ao seu saber-fazer, além de evidenciar a cientificidade de sua prática. Algumas estratégias para fortalecimento do reconhecimento foram: formação que desenvolva a autonomia e que aborde a temática do reconhecimento; explorar e divulgar as áreas de atuação da enfermagem no mundo do trabalho; evidenciar que as relações de poder entre os profissionais de saúde obstaculizam o reconhecimento da enfermagem. Outrossim, constatou-se que para o fortalecimento do reconhecimento, a união do coletivo profissional contribui à medida que proporciona sentimento de pertencimento e fortalece as reivindicações de direitos trabalhistas. Ademais, a liderança assertiva do enfermeiro no processo de cuidado e a participação política da categoria são importantes estratégias para o reconhecimento da enfermagem. Outro resultado foi que os graduandos demonstram certa insegurança e estranhamento em relação à configuração do mundo do trabalho em saúde. Conclui-se que, no alcance do reconhecimento, o mundo laboral impõe ao trabalhador de enfermagem diversos desafios advindos da precarização do trabalho em saúde. Considerou-se que a postura profissional contribui para a visibilidade da profissão. Contudo, há caminhos para que o reconhecimento da enfermagem seja alcançado, para isso tem-se a importância da formação, da participação política e da união do coletivo profissional. Além disso, o cuidado deve ser executado de forma assertiva, demonstrando a cientificidade da profissão.
Abstract: The object of this study is the social and professional recognition of nursing work from the perspective of undergraduate students. Objectives: to identify the perception of undergraduate students about the professional and social recognition of nursing in times of Covid-19; to analyze situations that enhance and/or deteriorate the professional and social recognition of nursing in times of Covid-19 and discuss strategies to strengthen the professional and social recognition of nursing in times of Covid-19. Qualitative, exploratory, and descriptive research, carried out with forty nursing students from a Higher Education Institution located in Rio de Janeiro. Data collection took place in May and June 2021, through a semi-structured interview. The data were processed using the software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (Iramuteq) using the Descending Hierarchical Classification (CHD) and the Word Cloud. Treatment via CHD resulted in five classes: Technical components that permeate nursing recognition; Political struggle to achieve recognition, Scientific and practical components that make up recognition; Power relations faced by nursing and Situations that can weaken and enhance the recognition of nursing. The word cloud pointed to the words 'people', 'not' and 'find' as the most evident. The results showed that the professional posture in presenting oneself as a nursing professional and having an assertive positioning, contribute to the visibility of the profession. It appears that mistakes made by some professionals, especially in the Covid-19 pandemic, are configured as a hindering factor in recognition. It was found that nursing needs to take ownership of care, which is inherent to its know-how, in addition to demonstrating the scientific nature of its practice. Some strategies to strengthen recognition were: training that develops autonomy and addresses the issue of recognition; explore and publicize the areas of nursing practice in the world of work; to show that the power relations between health professionals hinder the recognition of nursing. Furthermore, it was found that for the strengthening of recognition, the union of the professional collective contributes to the extent that it provides a sense of belonging and strengthens claims for labor rights. Moreover, the assertive leadership of nurses in the care process and the political participation of the category are important strategies for the recognition of nursing. Another result was that the undergraduates demonstrate a certain insecurity and estrangement in relation to the configuration of the world of health work. It is concluded that, in the scope of recognition, the working world imposes on the nursing worker several challenges arising from the precariousness of health work. It was considered that the professional posture contributes to the visibility of the profession. However, there are ways for the recognition of nursing to be achieved, for this there is the importance of training, political participation, and the union of the professional collective. In addition, care must be performed assertively, demonstrating the scientific nature of the profession.
Palavras-chave: Nursing
Job
Recognition
Nursing student
Enfermagem
Trabalho
Reconhecimento
Estudante de enfermagem
Área(s) do CNPq: CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro Biomédico::Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Citação: PEDRO, Raquel Soares. Análise do sobre o reconhecimento profissional na perspectiva de graduandos de enfermagem em tempos de Covid-19. 2022. 107 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Faculdade de Enfermagem, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19045
Data de defesa: 20-Mai-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem

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