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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presente
Título(s) alternativo(s): Teaching of History in cyberculture: narratives about the occupation of the territory and citizenship from the Roman historical experience and the present time
Autor: Brinco, Naicon de Souza 
Primeiro orientador: Cabral, Maria Aparecida da Silva
Primeiro membro da banca: Pinto Junior, Arnaldo
Segundo membro da banca: Araújo, Helena Maria Marques
Terceiro membro da banca: Azevedo, Patricia Bastos de
Resumo: O presente trabalho de pesquisa aborda o ensino da experiência histórica romana a partir de narrativas do tempo presente, em diálogo à mobilização dos conceitos de reforma agrária e cidadania. Problematizamos o método de ensino frente ao fenômeno da expansão da cibercultura e como este têm direcionado os olhares dos jovens discentes da educação básica no entendimento dos fatos históricos. Nesse contexto foi identificado, em turmas do 6º ano do Colégio Municipal Elza Ibrahim, na cidade de Macaé/RJ, que 93% dos jovens pesquisados tem acesso ao ciberespaço e interagem principalmente com o YouTube. Ademais, discutimos o impacto destes resultados na prática em sala de aula pela ótica de referenciais do campo da Educação. No campo da Teoria da História é articulado a mobilização de conceitos e habilidades históricas em conjunto aos fatos históricos, mediadas pela operação narrativa. Fundamentado nas discussões teóricas há uma sequência didática que culmina com a construção de narrativas audiovisuais no game Gacha Life pelos alunos em três tempos e espaços: Roma no século II a.C., a formação do MST na década de 1980 no Brasil e a atuação do MST na década de 2010 em Macaé – desenvolvida nas duas turmas participantes da pesquisa. Os vídeos animações produzidos pelos alunos encontram-se hospedados em endereço eletrônico no YouTube.
Abstract: This addresses the teaching of Roman historical experience from narratives of the present time, in dialogue the mobilization of the concepts of agrarian reform and citizenship. We problematize the teaching method in the face of the phenomenon of the expansion of cyberculture and how it has directed the views of young students of basic education in the understanding of historical facts. In this context, it was identified, in sixth year Elementary School II of the Elza Ibrahim Municipal College, in the city of Macaé/RJ, that 93% of the young people surveyed have access to cyberspace and interact mainly with YouTube. In moreover, we discuss the impact of these results on classroom practice from the perspective of references in the field of Education. Contributions from the field History Theory were articulated the mobilization of historical concepts and skills in conjunction with historical facts, mediated by narrative operations. Based on the theoretical discussions there is a didactic sequence that culminates with the construction of audiovisual narratives in the game Gacha Life by the students in three space-time: Rome in the 2nd century BC, the formation of the MST in the 1980s in Brazil and the performance of the MST in the 2010s in Macaé. Applied in the two classes participating in the research. The animated videos produced by the students are hosted on an electronic address on YouTube.
Palavras-chave: Teaching of history
Knowledge and practices in the school space
Historical learning
Digital media
Land reform
Rome
Ensino de História
Saberes e práticas no espaço escolar
Aprendizagem histórica
Mídias digitais
Reforma agrária
Roma
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (PROFHISTORIA)
Citação: BRINCO, Naicon de Souza. Ensino de História na cibercultura: narrativas sobre a ocupação do território e cidadania a partir da experiência histórica romana e o tempo presente. 2020.170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História (PROFHISTORIA)) - Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19053
Data de defesa: 3-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA)

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