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Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel dos conectivos na coesão textual e o ensino de produção escrita em língua inglesa: uma análise baseada na Linguística de Corpus.
Título(s) alternativo(s): The role of linking adverbials in textual cohesion and implications for teaching writing in English as an additional language: an analysis based on Corpus Linguistics.
Autor: Freire, Anna Flávia da Silva 
Primeiro orientador: Bértoli, Patrícia Pereira
Primeiro membro da banca: Shepherd, Tânia Maria Granja
Segundo membro da banca: Pinto, Márcia Veirano
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a frequência do uso e os padrões sintáticos de conectivos de sete categorias na construção da coesão em textos argumentativos em língua inglesa, por meio do aporte teórico-metodológico da Linguística de Corpus (SINCLAIR, 1991; BERBER SARDINHA, 2004). Considera-se, ainda, as possíveis implicações dos achados da pesquisa para o ensino de produção textual em língua inglesa como língua adicional. O corpus de análise, coletado especificamente para esta pesquisa, NYT-OPED, compõe-se de 590 artigos de opinião publicados na seção Opinion do jornal estadunidense The New York Times, entre janeiro e julho de 2021. Foram analisados conectivos das categorias de enumeração, adição, conclusão, exemplificação, resultado, contraste/concessão e transição, selecionados de acordo com a categorização proposta por Biber (1999). Os resultados deste estudo apontam que a frequência das categorias de conectivos selecionados no corpus NYT-OPED é relativamente baixa e o uso dos conectivos é uma das diversas estratégias usadas pelos autores na construção da coesão textual. Os conectivos de explicação foram utilizados com maior frequência, enquanto a categoria menos utilizada foi a de conectivos de conclusão. Observou-se, ainda, no corpus estudado, uma baixa frequência do uso de conectivos de conclusão como marcação do parágrafo concludente do texto. Os conectivos de conclusão, quando presentes, foram usados para concluir o argumento do editorialista em diferentes partes do texto. As evidências apontam para um questionamento da ênfase comumente dada por livros didáticos ao ensino de conectivos como fator preponderante na construção da coesão textual em textos argumentativos em língua inglesa.
Abstract: This paper aims at analyzing the frequency of use and syntactic patterns of seven categories of linking adverbials to achieve textual cohesion in editorials in English. The analysis is based on the theoretical methodology of Corpus Linguistics (SINCLAIR, 1991; BERBER SARDINHA, 2004). The corpus analyzed, the corpus NYT-OPED, was collected specifically for this research, and it is composed of 590 editorials published in the section Opinion of the North American newspaper The New York Times between January and July of 2021. The categories of linking adverbials analyzed were enumeration, addition, summation, apposition, result, contrast/concession, and transition according to the categorization proposed by Biber (1999). The results of the research indicate that the frequency of linking adverbials in the corpus is relatively low and their use in the building of textual cohesion is one of the various strategies used by the authors. The most frequent category was linking adverbials of apposition and the less frequent category was linking adverbials of conclusion. According to the analysis, there was a low frequency of linking adverbials of conclusion to introduce the concluding paragraph of the texts. The linking adverbials of conclusion, when present, were used to conclude an argument in different parts of the texts. The evidence from this research leads to questioning the focus commonly placed by textbooks on teaching linking adverbials as the main tools for textual cohesion.
Palavras-chave: Linking adverbials
Cohesion
Teaching writing
English
Corpus Linguistics
Conectivos
Coesão
Ensino de produção escrita
Língua inglesa
Linguística de corpus
Língua inglesa – Estudo e ensino
Língua inglesa - Escrita
Coesão (Linguística)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: FREIRE, Anna Flávia da Silva. O papel dos conectivos na coesão textual e o ensino de produção escrita em língua inglesa: uma análise baseada na Linguística de Corpus. 2022. 97 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19063
Data de defesa: 31-Jan-2023
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras

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