Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19092
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ser negro (a): um estudo das narrativas de alunos negros egressos do Pré-Vestibular Social (PVS) no município de Belford Roxo
Título(s) alternativo(s): Being black: a study of the narratives of black students who graduated from the Pre-Vestibular Social (PVS) in the city of Belford Roxo
Autor: Nagamatsu, Gabriela Alves da Silva 
Primeiro orientador: Gonçalves, Maria Alice Rezende
Primeiro membro da banca: Cunha, Washington Dener dos Santos
Segundo membro da banca: Jeffrey, Debora Cristina
Resumo: A investigação tem como objetivo descrever as experiências de ser negro (a), vivenciadas por universitários (as) egressos do Pré-Vestibular Social da Fundação Cecierj, o PVS, polo do município de Belford Roxo. Para isso, foi elaborada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, com o uso da técnica de entrevista aberta. A partir do estudo de caso realizado, evidenciou-se que os cursos de pré-vestibulares surgem para promover oportunidades educacionais tanto para jovens negros (as) e pobres quanto para outros segmentos excluídos. Observou-se também que, dentro do grupo entrevistado, alunos (as) negros (as) constroem suas experiências em um contexto racista que alimenta novas formas de exclusão que gera dores e traumas. Assim, esses cursos podem oferecer ferramentas que auxiliam na construção de uma identidade negra positiva, seja por meio de discussões, as quais foram colocadas como negligenciadas em escolas, seja por meio da sociabilidade. A partir dessas conclusões, sugere se uma educação antirracista a fim de contribuir para atenuar as desigualdades estruturais na sociedade
Abstract: The research aims to describe the experiences of being black, lived by university students graduating from the Pre-Vestibular social at Fundação Cecierj, PVS, a study center in the city of Belford Roxo. For this purpose, it was elaborated a qualitative research of the case study type, using the open interview technique. It´s observed that pre-university courses were created to promote educational opportunities both for black and poor young people and for other excluded segments. Within the interviewed group, it´s also observed that black students build up their experiences in a racist context that feeds new forms of exclusion, generating pain and trauma. Thus, these courses can offer tools that help in the construction of a positive identity, either through discussions, which were considered neglected in schools, or through sociability. Based on these conclusions, it is suggested an anti-racist education in order to contribute to attenuating structural inequalities in society.
Palavras-chave: Black youth
Inequalities
Community education
Belford Roxo (RJ)
Pré-Vestibular Social
Belford Roxo (RJ)
Desigualdades
Educação comunitária
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: NAGAMATSU, Gabriela Alves da Silva. Ser negro (a): um estudo das narrativas de alunos negros egressos do Pré-Vestibular Social (PVS) no município de Belford Roxo. 2022. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19092
Data de defesa: 13-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Gabriela Alves da SIlva Nagamatsu - 2022 - Completa.pdf1,26 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.