Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19093
Tipo do documento: Dissertação
Título: Autismo e estratégias para o ensino da matemática: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Autism and strategies for teaching mathematics: a case study in the early years of elementary school
Autor: Coury, Layla Mariana Sucini 
Primeiro orientador: Cruz, Mara Lúcia Reis Monteiro da
Primeiro membro da banca: Baião, Jonê Carla
Segundo membro da banca: Martins, Daniel Felipe Neves
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo geral identificar quais foram as estratégias didáticas para o ensino da matemática de uma estudante com Transtorno do Espectro do Austimo (TEA) de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, durante o ensino remoto emergencial, adotado por uma turma de uma instituição de ensino durante o distanciamento social, causado pela Pandemia de COVID-19, a partir do ano de 2020. O cenário da pesquisa foi uma instituição pública, localizada no município do Rio de Janeiro, tendo como participantes da pesquisa professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Atendimento Educacional Especializado, que lecionaram em turmas de 2º e 3º anos durante o ensino remoto e tinham dentre seus alunos uma criança com TEA. A proposta da pesquisa foi um estudo de caso, utilizando como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, feitas com as professoras em questão e a análise dos livretos produzidos pelas professoras como recurso didático durante as aulas remotas. Autores como NEVES; ANTONELLI; SILVA; CAPELLINI (2014); NUNES; AZEVEDO; SCHMIDT (2013) e NASCIMENTO; CRUZ; BRAUN (2016) apontam que, embora a inclusão escolar de pessoas com TEA seja garantida por lei, ainda é preciso investir nas pesquisas a respeito da escolarização desses estudantes, no viés de se pensar as estratégias de ensino, para que se possa garantir a inclusão desses sujeitos e a acessibilidade aos conteúdos curriculares para eles. A partir das entrevistas, foi elaborado, como produto educacional, um manual, sobre a elaboração de jogos no computador utilizando uma ferramenta gratuita online, o WordWall. O trabalho tem como objetivo contribuir para as práticas educacionais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental no que diz respeito às estratégias de ensino da Matemática.
Abstract: The general objective of this research is to identify the didactic strategies for teaching mathematics to a student with Autism Spectrum Disorder (ASD) in a 3rd year elementary school class, during emergency remote teaching, adopted by a class of an educational institution during social distancing, caused by the COVID-19 Pandemic, from the year 2020. The research scenario was a public institution, located in the city of Rio de Janeiro, having as research participants teachers from the Early Years Elementary School and Specialized Educational Service, who taught in 2nd and 3rd grade classes during remote teaching and had a child with ASD among their students. The research proposal was a case study, using as a data collection instrument semi-structured interviews, carried out with the teachers in question and the analysis of the booklets produced by the teachers as a didactic resource during remote classes. Authors such as NEVES; ANTONELLI; SILVA; CAPELLINI (2014); NUNES; AZEVEDO; SCHMIDT (2013) and BIRTH; CROSS; BRAUN (2016) point out that, although the school inclusion of people with ASD is guaranteed by law, it is still necessary to invest in research on the schooling of these students, in the bias of thinking about teaching strategies, so that inclusion can be guaranteed. of these subjects and the accessibility to curricular contents for them. From the interviews, a manual was prepared as an educational product on the development of games on the computer using a free online tool, WordWall. The work aims to contribute to the educational practices of teachers in the early years of elementary school with regard to the teaching strategies of Mathematics.
Palavras-chave: Teaching mathematics
Teaching strategies
Autism Spectrum Disorder
Ensino da matemática
Estratégias de ensino
Transtorno do Especto Autista
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira
Programa: Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ
Citação: COURY, Layla Mariana Sucini. Autismo e estratégias para o ensino da matemática: um estudo de caso nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19093
Data de defesa: 27-Set-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional de Ensino em Educação Básica - CAp UERJ

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Layla Mariana Sucini Coury - 2022 - Completa.pdf1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.