Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19095
Tipo do documento: Dissertação
Título: Jogos para o ensino de álgebra
Título(s) alternativo(s): Games for Teaching Algebra
Autor: Domingos, Marcos Henrique Nascimento 
Primeiro orientador: Jara, Roberto Alfonso Olivares
Primeiro coorientador: Mello, Cristiane de
Primeiro membro da banca: Concordido, Claudia Ferreira Reis
Segundo membro da banca: Pereira, André Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Rainha, Marcelo Leonardo dos Santos
Resumo: O objetivo deste trabalho é difundir o uso de alguns jogos didáticos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esses jogos já foram previamente usados de forma experimental, sempre obtendo sucesso em aumentar o interesse e a participação dos alunos nas aulas, isso me motivou a aprofundar mais e analisar mais detalhadamente o assunto. Este trabalho apresenta um breve histórico sobre jogos didáticos para o ensino da Matemática e também apresenta alguns jogos voltados para o ensino de álgebra. Neste contexto, são elencadas todas as informações a respeito dos jogos apresentados: regras, objetivos, conteúdos matemáticos envolvidos, categorias e materiais utilizados para confecção e para aplicação. Dois jogos em especial - Labirinto Algébrico e Corrida Matemática - são apresentados de forma mais detalhada: desde o processo de criação e desenvolvimento até a aplicação dos mesmos em sala de aula. Nestes dois casos, além de um relato completo das aplicações realizadas em sala de aula, também são apresentadas considerações relacionadas às mesmas. Estes dois jogos foram aplicados em duas turmas do 8º ano e em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental Integral de uma escola municipal localizada no município de Mesquita, RJ, no período de 29 de abril de 2019 a 17 de setembro de 2019.
Abstract: The goal of this research is to share the use of the didactic games in the teaching and learning process of Mathematics. These games were previously used in an experimental process where it always succeeded in increasing both the interest and participation of students. During its reading, there will be a brief history of didactic games for teaching Mathematics and also some games aimed to teach algebra, such as rules, goals, mathematical content, categories, and materials used for making and applying. Two games in particular - Algebraic Maze and Mathematical Run - are presented in detail: from the creation and development process to their application in the classroom. In these two scenarios, in addition to a complete result of the applications accomplished in the classroom, there are also data specifically related to the it. These two games were applied in the 8th and 9th grade class of Integral Elementary Education at a municipal school located in Mesquita, Rio de Janeiro, from April 29th to September 17th of 2019.
Palavras-chave: Didatic Games
Games in Mathematics Teaching
Jogos Didáticos
Jogos em educação Matemática
Algebra - Estudo e Ensino
Ensino Fundamental
Matemática Recreativa
Algebra
Elementary School
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)
Citação: DOMINGOS, Marcos Henrique Nascimento. Jogos para o ensino de álgebra. 2021. 75 f. Dissertação (Mestrado de Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)) - Instituto de Matemática e Estatística, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19095
Data de defesa: 24-Ago-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Matemática (PROFMAT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Marcos Henrique Nascimento Domingos -2021 - Completa.pdf2,44 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.