Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19097
Tipo do documento: Dissertação
Título: Frações: Referências para o ensino no 6º ano à luz da Teoria dos Campos Conceituais
Título(s) alternativo(s): Fractions: references for teaching in the 6th year in the light of the Theory of Conceptual Fields
Autor: Paula, Viviane Souza Pereira 
Primeiro orientador: Barbosa, Gabriela dos Santos
Primeiro membro da banca: Brião, Gabriela Felix
Segundo membro da banca: Santos, Sonia Regina Mendes dos
Resumo: Esta é uma pesquisa em Educação Matemática que tem por objetivo analisar os processos de aprendizagem e desenvolver uma intervenção de ensino, em Matemática, voltada para a construção de conceitos associados às frações por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola situada em Duque de Caxias, periferia do estado do Rio de Janeiro. A construção dos conceitos e as principais ideias de desenvolvimento do raciocínio lógico associada à fração foi realizada de forma coletiva na sala de aula, considerando o grau de dificuldades encontrado nesta faixa etária escolar, visto que ao ingressar no sexto ano muitos alunos trazem uma bagagem defasada de conhecimentos sobre frações. Utilizou-se como metodologia a pesquisa quase-experimental, composta por um questionário de entrevista diagnóstica sobre a realidade social dos estudantes e uma intervenção de ensino elaborada com base em suas respostas ao questionário. Foram coletados dados referentes ao perfil socioeconômico dos alunos e de seus familiares, como informações sobre recebimento do benefício Bolsa Família, programa de transferência de renda do Governo Federal. Para a análise dos resultados, utilizamos a Teoria dos Campos Conceituais e a Pedagogia Decolonial. Concluímos que as situações contextualizadas favorecem a aprendizagem e que há nas ações das crianças uma gama de conceitos matemáticos. Os dados sociais informados pelos alunos sobre o Bolsa Família foram utilizados para a aprendizagem das frações e comprovou-se que é possível desenvolver o ensino por meio desses dados. Esta é uma pesquisa de dissertação de mestrado do programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense/ UERJ.
Abstract: This is a research in Mathematical Education that aims to analyze the learning processes and develop a teaching intervention, in Mathematics, aimed at the construction of concepts associated with fractions by students in the 6th year of Elementary Education at a school located in Duque de Caxias, outskirts of the state of Rio de Janeiro. The construction of concepts and the main ideas for the development of logical reasoning associated with the fraction was carried out collectively in the classroom, considering the degree of difficulties found in this school age group, since when entering the sixth year many students bring a delayed baggage knowledge about fractions. Quasi-experimental research was used as a methodology, consisting of a diagnostic interview questionnaire on the students' social reality and a teaching intervention based on their responses to the questionnaire. Data on the socioeconomic profile of students and their families were collected, such as information on receiving the Bolsa Família benefit, a federal government cash transfer program. For the analysis of the results, we used the Theory of Conceptual Fields and Decolonial Pedagogy. We conclude that contextualized situations favor learning and that there is a range of mathematical concepts in children's actions. The social data reported by students about Bolsa Família were used to learn fractions and it was proved that it is possible to develop teaching through these data. This is a research for a master's dissertation of the Graduate Program in Education, Culture and Communication in Urban Peripheries of the Faculty of Education of Baixada Fluminense / UERJ.
Palavras-chave: Mathematics education
Basic education
Conceptual fields
Decolonial pedagogy
Educação matemática
Educação básica
Campos conceituais
Pedagogia decolonial.
Frações – Estudo e ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
Citação: PAULA, Viviane Souza Pereira. Frações: Referências para o ensino no 6º ano à luz da Teoria dos Campos Conceituais. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação) - Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19097
Data de defesa: 4-Jun-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Viviane Souza Pereira Paula - 2020 - Completa.pdf3,13 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.