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Tipo do documento: Tese
Título: A perda de si como método no processo criativo fotográfico contemporâneo
Título(s) alternativo(s): The loss of self as a method in the contemporary photographic creative process
Autor: Paoliello, Daniela Tavares 
Primeiro orientador: Guimarães, Cristina Adam Salgado
Primeiro membro da banca: Araújo, Inês de
Segundo membro da banca: Castro, Mauricio Barros de
Terceiro membro da banca: Lopes, Lívia Flores
Quarto membro da banca: Pateo, Rogério Duarte do
Resumo: Proponho investigar a experiência da perda de si enquanto método no processo criativo contemporâneo, mais especificamente nos procedimentos que envolvem a fotografia. Parte-se, assim, da hipótese de que a intencionalidade de colocar-se em experiências de risco e produzir um deslocamento (físico e epistêmico) pode ser utilizada como método no processo criativo. Focaremos na tese em dois eixos: a) a perda de si na relação com a natureza, enquanto experiência que perturba o corpo e desconstrói a forma, disparando a criação fotográfica; b) a perda de si na relação com a alteridade, enquanto experiência que intenciona produzir uma descolonização dos processos de produção que envolvem a fotografia. Refletiremos em ambos os casos como a intencionalidade metodológica da perda de si atravessa e impacta o processo criativo, e como o dispositivo fotográfico convoca à experiencia, intensificando a dimensão desse deslocamento. A tese será desenvolvida a partir do desdobramento dos trabalhos artísticos desenvolvidos pela autora durante sua escrita.
Abstract: I propose to investigate the experience of losing oneself as a method in the contemporary creative process, more specifically in the procedures that involve photography. Thus, we start from the hypothesis that the intentionality of putting oneself in risky experiences and producing a displacement (physical and epistemic) can be used as a method in the creative process. We will focus on the thesis in two axes: a) the loss of self in relation to nature, as an experience that disturbs the body and deconstructs the form, triggering the photographic creation; b) the loss of self in relation to otherness, as an experience that intends to produce a decolonization of the production processes that involves photography. We will reflect in both cases how the methodological intentionality of the loss of oneself crosses and impacts the creative process, and how the photographic device calls for experience, intensifying the dimension of this displacement. The thesis will be developed from the unfolding of the artistic works developed by the author during her writing.
Palavras-chave: Body
Loss
Experience
Photography
Otherness
Methodology
Corpo
Perda
Experiência
Fotografia
Alteridade
Metodologia
Criatividade
Corpo humano
Perda (Psicologia)
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FOTOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UERJ
Departamento: Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes
Citação: PAOLIELLO, Daniela Tavares. A perda de si como método no processo criativo fotográfico contemporâneo. 2021.193 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19106
Data de defesa: 22-Fev-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Artes

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